A Composição Atmosférica do XO-1b

Depois dos exoplanetas HD209458b e HD189733b, foi agora a vez do XO-1b ter a sua composição atmosférica medida. O XO-1b foi o primeiro exoplaneta descoberto pelo projecto XO, liderado por Peter McCullough do Space Telescope Science Institute e no qual participa o astrónomo amador português João Gregório, co-autor na descoberta do XO-4b e do XO-5b.

A equipa, liderada pela astrofísica Giovanna Tinetti do University College London, obteve um espectro da região do terminador do XO-1b no infravermelho entre os 1.2 e 1.8 micrómetros, utilizando o espectrógrafo NICMOS (Near Infrared Camera and Multi-Object Spectrometer) do telescópio Hubble. O facto do espectro ser da região do terminador é relevante pois nessa posição observamos a atmosfera do planeta em perfil, permitindo não só estudar a sua composição mas também obter alguma informação sobre a sua estrutura. A análise do espectro revelou a presença de vapor de água, metano, dióxido de carbono e indícios da presença de monóxido de carbono. Os autores notam a similaridade entre os espectros do XO-1b e do HD209458b. O artigo foi aceite para publicação no Astrophysical Journal Letters e pode ser obtido aqui.