Nova produção de Oxigénio

methane

Foi descoberta uma nova maneira de produzir oxigénio.
Isto tem implicações na nossa compreensão sobre a existência de oxigénio noutros planetas no Universo…

“Cientistas detectam nova forma biológica de produzir oxigénio.
Até agora eram conhecidos três formas biológicas de se produzir oxigénio: a fotossíntese e outros dois regimes em que as células produzem oxigénio, normalmente para o seu próprio uso interno, recorrendo a enzimas que quebram substâncias que contenham oxigénio, como os cloratos.
Porém, recentemente foi descoberta uma bactéria capaz de produzir oxigénio através de um novo truque metabólico que lhe permite consumir o metano encontrado em sedimentos pobres em oxigénio.
Esta nova via proporciona outras possibilidades para a compreensão de como e onde o oxigénio pode ser criado, sendo que (…) estes resultados poderão mesmo ter implicações na criação de oxigénio noutras partes do sistema solar.”
Leiam mais no Ciência Hoje.

E vejam esta divertida animação sobre a relação do oxigénio com outros elementos da tabela periódica: