Primeiro insecto anfíbio

Cientistas identificaram, pela 1ª vez, insectos capazes de sobreviver tanto em terra como dentro de água. Existem no Hawaii.

“A maioria dos lagartos comuns são terrestres e apenas 0,5 por cento vivem na água. Todos eles optam, preferencialmente, por um dos meios. Os anfíbios ‘tradicionais’ como os sapos vivem habitualmente num habitat e só em ocasiões especiais utilizam outro, para, por exemplo, pôr ovos.
Estas formas ‘anfíbias’ agora identificadas vivem em rios caudalosos nas florestas tropicais. Por um período indeterminado de tempo, podem respirar e alimentar-se em qualquer um dos habitats. Daniel Rubinoff e Patrick Schmitz, os autores do estudo, afirmam que nenhum outro animal consegue fazer algo parecido.
Os cientistas continuam a investigar como as lagartas sobrevivem debaixo de água. A respiração, provavelmente, será feita através da pele. Por isso, necessitam de estar em correntes rápidas onde existe muito oxigénio. Isto pode explicar por que morrem rapidamente em água parada.”

Leiam mais, no Ciência Hoje.