M82 emite ondas rádio estranhas

M82

A galáxia M82 está a emitir ondas de rádio muito estranhas que não se conseguem definir.
Que radiação é esta?
Como é que essa radiação está a viajar a uma velocidade 4 vezes superior à luz?
E quem a está a emitir? Extraterrestres? 🙂

Ciência Hoje:
Quem envia sinais de rádio a partir da galáxia M82?
Investigadores desconhecem objecto que emite ondas nunca antes observadas em todo o Universo!

(…)
Algo estranho está a passar-se nas proximidades da nossa galáxia. A menos de 12 milhões de anos-luz da Via Láctea, um misterioso objecto começou a emitir ondas de rádio, numa forma que era desconhecida até ao momento em todo o Universo.
(…)
Os astrónomos questionam-se sobre o que pode estar a causar as estranhas emissões, mas a verdade é que estes sinais não são compatíveis com nenhum dos fenómenos conhecidos.
(…)
após um ano de intensas observações, a realidade é que ninguém sabe ainda explicar a razão das microondas.
(…)
A estas características insólitas junta-se mais uma também surpreendente: a velocidade aparente do objecto é quatro vezes superior à da luz, ou seja, um milhão e duzentos mil quilómetros por segundo.
(…)
Estes dados descartam a possibilidade de o objecto ser uma supernova, algo considerado habitual em galáxias como a M82. Se assim fosse, o objecto brilharia em longitudes de onda de rádio durante apenas algumas semanas para depois ir apagando-se em poucos meses – o que não está a acontecer a este objecto, cujo brilho permanece constante.
(…)
Os cientistas depararam-se com um potente emissor que, ao contrário das supernovas não se apagava lentamente, mas que mudava de intensidade de brilho ao longo de todo o ano, mantendo um espectro constante.
(…)
Existem poucas possibilidades que expliquem a existência do objecto. Uma delas é que se trate de um pequeno microquasar, ou seja, o restante de uma explosão de uma estrela massiva, um pequeno buraco negro ou uma estrela de neutrões de entre dez a vinte massas solares que começa a alimentar-se de uma outra.
Os microquasares emitem ondas de radiofrequência, mas nenhum dos anteriormente observados o faziam com intensidade detectada no M82. Alem disto, os microquasares emitem também raios X, mas o misterioso objecto permanece em silêncio absoluto nessas longitudes de onda.
(…)
a melhor explicação é que esta estranha fonte de rádio é alguma classe de corpo muito massivo e denso, talvez um buraco negro numa estrutura pouco habitual.
(…)
Como a M82 é uma galáxia com uma elevada taxa de formação estelar, pode ser que essa característica lhe permita a existência de tais objectos, desconhecidos nas outras galáxias.”
Todo o artigo.
M82 em rádio
Inovação Tecnológica:
Objeto cósmico misterioso parece viajar quatro vezes mais rápido que a luz!
(…)
Astrônomos da Universidade de Manchester, na Inglaterra, descobriram um novo objeto cósmico que não se parece com nada conhecido até hoje.
(…)
A galáxia M82, onde o estranho objeto surgiu, localizada a 10 milhões de anos-luz da Terra, é uma região conhecida como “berço de estrelas”, onde novos sóis formam-se em um ritmo espetacular.
(…)
Usando a rede Merlin de radiotelescópios, os cientistas detectaram um movimento aparente do objeto, ao longo de 50 dias, equivalente a mais de quatro vezes a velocidade da luz.
Essas velocidades superluminais não são observadas em remanescentes de supernovas e geralmente só são encontradas em jatos relativísticos ejetados a partir de discos de acreção em torno de buracos negros muito grandes.
(…)
A explicação mais plausível para o fenômeno é que os feixes de radiação estejam viajando em nossa direção em um ângulo muito pequeno, a uma velocidade que é apenas uma fração da velocidade da luz. Os efeitos da relatividade produziriam um tipo de ilusão de óptica que faz com que o objeto pareça estar viajando a uma velocidade superluminar.
(…)
Até que novas observações permitam uma melhor análise do objeto, os astrônomos estão chamando-o de microquasar.
Sistemas parecidos têm sido encontrados no interior da Via Láctea na forma de feixes binários de raios X com jatos relativísticos ejetados por um disco de acreção ao redor de uma estrela colapsada, abastecida com material arrancado de uma companheira binária.
No entanto, este objeto é mais brilhante do que qualquer uma dessas fontes já encontrada em nossa galáxia e já está durando meses a mais do que qualquer outro sistema binário de raios X conhecido.
Além de estar situado em uma posição na M82 onde nenhuma fonte variável de raios X foi detectada até agora.”
Todo o artigo.

1. É uma velocidade aparente.

Tem a ver com o ângulo a que vem para nós.

É como os Radio Jets que vêm de Quasares.

Não é uma velocidade verdadeira.
    É uma percepção, aparência, devido ao ângulo a que vêm 😉

A velocidade verdadeira é inferior à velocidade da luz 😉

2. Então é possível um objecto viajar mais depressa que a luz? Ou é uma velocidade aparente? Pode ser quase a velocidade da luz mais a nossa velocidade em direcção à M82?