Antimatéria descoberta

antimatter

3 notícias interessantes sobre antimatéria:

Foram detectados aumentos súbitos de antimatéria no Universo. Leiam aqui.

Foi detectada uma enorme nuvem de antimatéria próxima do centro da Via Láctea. Leiam aqui.

Uma nova experiência produziu (muita) mais matéria do que anti-matéria, talvez explicando o porquê do nosso Universo ser feito de matéria, e pondo em causa o Modelo Standard do Big Bang. Leiam em inglês, aqui, aqui, e aqui.

Segundo o site Inovação Tecnológica:
“Cientistas do experimento DZero afirmam ter encontrado evidências de uma significativa violação da simetria matéria-antimatéria no comportamento das partículas contendo quarks bottom – bem mais do que o previsto pela teoria atual, o Modelo Padrão da física de partículas.
Segundo a teoria, o Big Bang deve ter produzido quantidades iguais de matéria e antimatéria.
Mas o mundo ao nosso redor é feito apenas de matéria, e as antipartículas só podem ser produzidas nos grandes colisores, em reações nucleares ou pelos raios cósmicos.
As colisões produziram pares de partículas de matéria ligeiramente mais frequentemente do que geraram partículas de antimatéria.
“Nós ficamos arrepiados quando vimos o resultado”, disse Stefan Soldner-Rembold, um dos 500 cientistas do experimento DZero. “Sabíamos que estávamos vendo algo além do que jamais vimos antes e além do que as atuais teorias conseguem explicar”.
Muito mais significativo do que criticar deficiências das teorias atuais, o experimento aponta no sentido de que o predomínio da matéria no Universo deve resultar de novos fenómenos físicos, ainda desconhecidos hoje.”
Leiam mais, aqui.

E no Ciência Hoje:
“Investigadores da equipa DZero encontraram uma violação das teorias da física de partículas que pode explicar por que é que nos primeiros momentos após o Big Bang a antimatéria quase desapareceu, ficando apenas a matéria.
Depois de oito anos a fazer colidir protões e antiprotões, a DZero (equipa composta por 500 cientistas, aproximadamente), descobriu que algumas partículas geram mais um por cento de matéria do que antimatéria. A proporção é 50 vezes maior do que se pensava e está muito mais próxima da quantidade necessária para que o universo exista.”

Fermilab

• Mirian Martin on 30/09/2015 at 16:29

Hmmm… Não sei se entendi direito, mas isso pode significar que o Universo é infinito, mesmo? E em constante expansão?

1. Porquê que deveria ser infinito? (tendo em conta as notícias em cima)

• Mirian Martin on 30/09/2015 at 16:41

Pois essa é minha dúvida – se existe mais a “produção” de matéria que de antimatéria, então a tendência seria se expandir para uma “nunca mais”, ou não?

1. Isso passou-se na altura do Big Bang 😉

Mas mesmo que se passasse agora, poderia tornar o Universo mais denso (com mais matéria) no mesmo espaço 😉

Mas na verdade tem a ver com a simetria do modelo padrão, ou seja, na altura do Big Bang – perceber a razão porque somos feitos de matéria e não de anti-matéria 😉

1. “Small moves, Ellie. Small moves.”