Telescópio Hubble capta grupo de estrelas em movimento

hubble

O telescópio espacial Hubble conseguiu captar movimento de grupos de estrelas dentro da Nebulosa NGC 3603, um gigantesco berço de jovens estrelas massivas da Via Láctea, situado a vinte mil anos-luz do Sol. Este aglomerado de estrelas, com massa superior a dez mil sóis e diâmetro de três anos-luz, foi escolhido por uma equipa de astrónomos, do Instituto Max-Planck e da Universidade de Colónia, na Alemanha, dirigida por Wolfgang Brandner, para revelar se as estrelas estavam à deriva.

A sua localização dificultava a equipa a tomar medidas, o que obrigou os cientistas a compararem as suas posições nas imagens estáveis captadas durante muitos anos pelo Hubble. Os investigadores conseguiram medir as velocidades exactas e as temperaturas artificiais de mais de 800 estrelas e puderam comprovar que tinham massas distintas. Os astrónomos concluem que a velocidade das estrelas é independente da massa e que reflecte as condições existentes no momento da formação do cluster, há um milhão de anos. As estrelas nascem quando se dá um colapso de uma nuvem gigante de gás e poeira.

NGC 3603
Ciência Hoje. Universe Today. Space Telescope.