Ambiente Novo na Lua

moon

Segundo o Ciência Hoje:
Descoberto «ambiente totalmente novo» na Lua.
Cientistas confirmam presença de água mas desconhecem a sua origem.
Nove meses após alcançarem a Lua com um projéctil para estudar a sua estrutura, os cientistas confirmam que há água no satélite da Terra, mas continuam sem conhecer a sua origem, informou a agência espacial norte-americana (NASA).
Os investigadores, que participam esta semana no Fórum de Ciência da NASA em Mountain View, na Califórnia, também sabem que a água se distribui por lagos e lagoas e não por oceanos e acreditam que esta pode ter-se formado no solo lunar ou ter chegado ali através de cometas ou asteróides.
O assunto foi debatido em Mountain View por vários cientistas, liderados por Anthony Colaprete, chefe de missão da NASA para o projeto LCROSS – um satélite de observação enviado à Lua para detectar a presença de gelo na cratera Cabeus.
“Descobrimos um ambiente totalmente novo, que não sabíamos que existia”, afirmou Colaprete, acrescentando ainda que a superfície lunar “é muito mais fria do que se pensava, mas tem energia, água e materiais de todo o tipo, que se acumulam na sequência de processos químicos”, afigurando-se um autêntico “laboratório”.”
Leiam o resto, aqui.

Como eu já disse noutro post, isto é excelente marketing da NASA, mas que os Media deveriam ter sentido crítico para não se deixarem levar. Infelizmente, não têm.
Leiam este meu post sobre a suposta “água na Lua”.

• Carlos Oliveira on 23/07/2010 at 19:31