Estrela Brilhante em Vizinhança Colorida

eso1031b
Uma nova imagem espectacular obtida com o instrumento Wide Field Imager do ESO, no Observatório de La Silla, Chile, mostra uma estrela brilhante invulgar, WR 22, assim como a sua vizinhança colorida.
WR 22 é uma estrela muito quente e brilhante que se encontra a libertar a sua atmosfera para o espaço a uma taxa muitos milhões de vezes mais rápida que a do Sol.
Esta estrela situa-se na região exterior da Nebulosa de Carina, onde se formou.

eso1031

As estrelas de grande massa vivem depressa e morrem novas. Alguns destes faróis estelares emitem, no final das suas vidas, uma radiação tão intensa que libertam matéria para o espaço muitos milhões de vezes mais depressa que as estrelas relativamente calmas, como é o caso do Sol. Estas estrelas raras, muito quentes e de grande massa são conhecidas como estrelas Wolf-Rayet [1], nomeadas pelos dois astrónomos franceses que primeiro as identificaram em meados do século XIX. Uma das estrelas de maior massa alguma vez observada é conhecida por WR 22. Esta estrela aparece no centro da imagem, imagem esta composta por várias outras obtidas com os filtros vermelho, verde e azul do instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros, situado no Observatório de La Silla, Chile. WR 22 faz parte de um sistema de estrela dupla e a sua massa medida é pelo menos 70 vezes a massa do Sol.

WR 22 situa-se na constelação austral de Carina, a quilha do navio Argo de Jason, na mitologia grega. Embora a estrela esteja a mais de 5000 anos-luz de distância da Terra, é tão brilhante que pode ser observada a olho nu, se dispusermos de boas condições de observação. WR 22 é uma das estrelas excepcionalmente brilhantes associadas à bonita Nebulosa de Carina (também conhecida como NGC 3372) e a zona exterior desta imensa região de formação estelar situada no sul da Via Láctea forma o colorido pano de fundo desta imagem.

As cores subtis da rica tapeçaria de fundo são o resultado das interacções entre a intensa radiação ultravioleta emitida pelas estrelas quentes de grande massa, incluindo a WR 22, e as vastas nuvens de gás, essencialmente hidrogénio, a partir das quais as estrelas se formaram. A zona central deste enorme complexo de gás e poeira situa-se no lado esquerdo da imagem e pode ser visto na imagem eso1031b.

Leiam o artigo no ESO.

1 comentário

  1. Lindo! Lindo! Lindo! Esplêndido!

    Só tenho que agradecer ao Blog a oportunidade que me dá de poder apreciar estas Maravilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights