NGC 4666: uma Galáxia com Super-Vento

eso1036a
(cliquem sobre a imagem para a ampliarem)

A Galáxia NGC 4666 tem a honra de estar no centro desta nova imagem, obtida no visível com o instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros no Observatório de La Silla, Chile.
NGC 4666 é uma galáxia que apresenta formação estelar intensa e um invulgar “super-vento” de gás.
Já tinha sido observada em raios X pelo telescópio espacial da ESA XMM-Newton, e a imagem aqui apresentada foi obtida no intuito de estudar outros objectos detectados anteriormente por estas observações em raios X.

NGC 4666, a galáxia proeminente que se encontra no centro desta imagem é uma galáxia de starburst, situada a cerca de 80 milhões de anos-luz de distância, que apresenta formação estelar particularmente intensa.
Pensa-se que esta formação estelar intensa é causada por interacções gravitacionais entre a NGC 4666 e as suas galáxias vizinhas, incluindo NGC 4668, que pode ser observada no canto inferior esquerdo da imagem.
Estas interacções provocam muitas vezes surtos de formação estelar intensa nas galáxias envolvidas.

Uma combinação de explosões de supernova e fortes ventos libertados por estrelas de grande massa na região de forte formação estelar origina a ejecção de um imenso jacto de gás da galáxia para o espaço – o chamado “super-vento”.
O super-vento é enorme em termos de dimensões, tendo origem na região central brilhante da galáxia e estendendo-se por dezenas de milhar de anos-luz.
Como o gás é muito quente, emite radiação essencialmente em raios X e em rádio, por isso não pode ser observado em imagens no visível, como é o caso da imagem aqui apresentada.

Leiam o resto da notícia, na página do ESO, e em inglês.