Panspermia provada?

we are the aliens

Já falamos sobre a Chuva Vermelha de Kerala em vários posts.
Leiam novamente este post, em que explico de forma sucinta o mistério que rodeia essa chuva.
Leiam também este post, onde falei sobre essa chuva, numa conferência de astrobiologia.
Recomendo sobretudo este post, onde se encontra um documentário, legendado em português, sobre essa chuva misteriosa.

Agora, um novo estudo pode apontar para a origem extraterrestre dessa “chuva”.

chuva vermelha

Ciência Hoje:
“Chuva vermelha pode conter células extraterrestres!
Investigadores afirmam que organismo pode reproduzir-se a 121 graus de temperatura.
Em 2001, os habitantes de Kerala, no sul da Índia, acostumaram-se a uma chuva de cor vermelha que caiu durante dois meses nas ruas da sua cidade. (…)
Sob o microscópio observou que a água não tinha pó nem areia mas continha algo com muito mais impacto: estava repleta de células vermelhos, muito parecidas aos dos micróbios da Terra, mas sem provas de DNA.
O investigador da universidade indiana sugeriu que as células poderiam ser extraterrestres, uma ideia que despertou sorrisos de cepticismo mas recebeu a aprovação para ser publicada na revista científica Astrophysics and Space Science em 2006.
Mais recentemente, a equipa de Louis afirma algo ainda mais inquietante: estas células, que acreditam ter origem noutro mundo, estão a reproduzir-se.
Godfrey Louis considerou que as células descobertas na água da chuva não poderiam ser terrestres porque não encontraram provas de DNA.
Os glóbulos vermelhos seriam ainda uma possibilidade mas deveriam ter sido destruídos em contacto com a água da chuva.
Numa extraordinária explicação, o investigador sugeriu a possibilidade de um cometa ter-se desintegrado na atmosfera superior e salpicado as nuvens quando estas flutuavam sobre a Terra, o que explicava a chuva vermelha que surpreendeu a Índia em 2001.
(…) um dos principais defensores da teoria da panspermia, segundo a qual a vida na Terra, como noutros mundos, foi semeada através do impacto de um cometa ou asteróide sugerindo que somos todos extraterrestres.
(…) estes investigadores asseguram que as células estão a reproduzir-se a temperaturas de 121 graus mas expostas à temperatura ambiente são inertes. Isto é extremamente raro.
As esporas de alguns extremófilos podem sobreviver a este tipo de temperaturas e reproduzir-se a temperaturas menores. Contudo, nada do que é conhecido se comporta deste modo a estas temperaturas.
Importa realçar que apesar deste comportamento inesperado isto não implica à partida que as células sejam extraterrestres. (…)
Leiam o resto do artigo, em português, aqui.

Daily Galaxy:
“Mystery of India’s “Red Rain” of 2001 Points to Extraterrestrial Origin”

MIT:
“The Extraordinary Tale of Red Rain, Comets and Extraterrestrials.
For years, claims have circulated that red rain which fell in India in 2001, contained cells unlike any found on Earth. Now new evidence that these cells can reproduce is about to set the debate alive.”

Artigo científico:
“Growth and replication of red rain cells at 121ºC and their red fluorescence”

Ou seja, para responder à pergunta que é o título deste post: Não! A panspermia não foi provada.
No entanto, este estudo tem interpretações interessantes, e que levam a mais algumas questões que são encorajantes quanto a um desfecho positivo nesta discussão sobre a panspermia.

1. Muito interessante o fenómeno. Não conhecia.
    Mas como dizia o Carl Sagan: “Extraordinary claims require extraordinary evidence” 😉