ALMA portuguesa

alma

Jornal de Notícias:
“Empresa nacional entra na construção de poderoso telescópio no Chile.
A Solidal ganhou o projecto de fornecimento de cabos isolados de média tensão para a construção do ALMA, o mais poderoso telescópio do mundo, um contrato de um milhão de euros.
O ALMA, um investimento de mil milhões de euros, situado no planalto de Chajnantor, no Chile, e cuja execução está a cargo do European Southern Observatory, vai permitir estudar os blocos de estrelas em crescimento, sistemas planetários, galáxias e a própria vida.
Segundo a Solidal, o ALMA é considerado “um dos cinco maiores projectos científicos do século XXI e corresponde ao mais poderoso telescópio do mundo”, constituído por uma rede de 66 antenas gigantes interligadas, que “será capaz de observar o universo com uma nitidez dez vezes superior à do Telescópio Espacial Hubble”.”

Ciência Hoje:
“Um projecto de fornecimento de 180 quilómetros de cabos isolados de média tensão levará à construção do ALMA, o mais poderoso telescópio do mundo para observação do universo frio, num contrato de um milhão de euros, mas cujo valor global do projecto ascende a mil milhões.
Os cabos são fornecidos por uma empresa portuguesa (Solidal), já estão a ser instalados e destinam-se ao transporte de energia a 30 quilovolts entre a central de produção de energia e o planalto, situado a cinco mil metros de altitude, através da instalação de dois circuitos paralelos de extensão aproximada de 30 quilómetros.
Considerado um dos cinco maiores projectos científicos para o século XXI, a sua construção estará concluída em 2012, embora se espere que as observações científicas possam iniciar-se já no próximo ano.”