Impacto Asteróide

asteroid strike

Será que estamos preparados para nos defendermos de colisões com asteróides de grande envergadura?
Rusty Schweickart, astronauta da Apollo 9, diz que não estamos preparados, e juntamente com a “Força de Defesa Planetária” (em português, parece um nome saído de uma série de Ficção Científica, ou de cartoons – em inglês é Planetary Defense Task Force) submeteu 5 recomendações para a NASA, para liderar internacionalmente os esforços de salvamento, caso sejamos ameaçados por um asteróide de grandes proporções.
Leiam em inglês, aqui e aqui.

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olá todos,
    Como colaborador da PUFOI ( organização que faz a recolha e tratamento das observações aéreas anómalas) o vosso relato não me passou ao lado sendo até, digamos, “familiar”. Se os amigos Sara Santos e Paulo Marques estiverem disponíveis para colaborar, podemos efectuar uma recolha mais pormenorizada da vossa observação. Servirá essencialmente para fins estatisticos mas também procuraremos alguma possível explicação nos meios militares, civis e naturalmente em alguma manifestação da natureza fora do comum.
    Assim, caso estejam então de acordo, entrarei em contacto em privado.

    Cumprimentos
    Luis Ribeiro

    • Paulo Marques on 18/10/2010 at 18:51
    • Responder

    Não sei se mais alguém já pesquisou ou tem novas informações sobre esta situação…

    • Paulo Marques on 17/10/2010 at 16:27
    • Responder

    Cada ponto tinha a sua côr bem definida, e seria algo a apagar e acender de novo, se bem que admito que não apagasse totalmente, nao consigo precisar. A frequência com que a luz emitia seria de 2 vezes por cada segundo sensivelmente. Localização: Setubal, Parque Urbano de Albarquel com vista directa para a Troia.

  2. Quando dizem que os pontos têm diversas cores, isso quer dizer que diferentes pontos têm diferentes cores, ou que o mesmo ponto após “apagar” mudava de côr?
    E havia algum padrão de cores? (exemplo: 3 pontos “juntos” com a mesma côr, ao lado 3 outros pontos com a mesma côr mas diferente da outra, etc)

    Comparando com a estrela Sirius (que é bastante brilhante, cintila e muda de côr, e podem ver a Sul por volta das 6 da manhã), e com um farol (em que a luz vai rodando à volta do objecto até estar novamente na nossa linha de visão), então pendem mais para uma luz a rodar à volta do objecto e a reaparecer em intervalos regulares (ou então, a apagar e a acender de novo), certo?

    Já contactei alguns elementos da PUFOI.
    Penso que quando algum deles vir o meu e-mail, poderá também dar aqui algumas respostas/perguntas. Ou até contactá-lo em privado.

    • Paulo Marques on 17/10/2010 at 15:48
    • Responder

    Sendo mais rigoroso, quando digo equidistantes basicamente é dizer que seguiam a velocidade constante e por isso nao alteravam a distância entre si. E é exactamente como disse, luzes a voar em formação, como grupo de elementos, em 2 vagas e depois um unico ponto solitario passado algum tempo, quando já nao se avistavam as vagas que tinham passado. Penso ter compreendido o porquê de me ter dito que o piscar será um efeito atmoférico e de nuvens, é um pouco como vermos as estrelas e estas cintilarem devido ao efeito da atmosfera sobre a luz, no entanto, admitindo que o possa ser, admita que é algo como se fosse um piscar de um farol. Uma luz muito bem definida que acende/apaga com um grau impercéptivel ou inexistente de “cintilação” se é que se pode dizer!

    De momento nao me recordo de mais nenhum pormenor relevante, mas as suas questões a obrigar a detalhar muito bem o visionado e pode ser que me lembre de algo mais.

  3. O piscar será um efeito atmosférico e de nuvens.
    No entanto, quando diz que “Basta desenhar à volta de 100 pontos relativamente equidistantes, a piscar nas tais cores descritas”, isso quer dizer que essas dezenas de pontos brilhantes estavam equidistantes de um centro?
    Ou eram luzes a voar em formação, como grupos de elementos (como mencionou no comentário anterior a este), com 2 vagas distintas e uma luz sozinha no final?

    • Paulo Marques on 17/10/2010 at 15:24
    • Responder

    É claro que qualquer foto com pontos se assemelha ao que vimos, no entanto, o facto de passarem literalmente a “piscar” como fazem os aviões, mas sendo um único ponto, não corresponde a nenhuma das imagens que o colega disponibilizou. Não se conseguiu registar nada porque, primeiro foi o espanto e depois já iam longe e a camara do telemovel é inexistente. Mas um desenho simples é facil caracterizar o sucedido. Basta desenhar à volta de 100 pontos relativamente equidistantes, a piscar nas tais cores descritas.

  4. youtube.comnationalufocenter.comufoencounters.co.ukcaelestia.be…

    Olá,

    Pela descrição, em formação, pelos grupos de elementos em diferentes alturas, e com diferentes cores em baixo, não seriam aviões militares?

    Vejam estas 3 luzes no vídeo:
    http://www.youtube.com/watch?v=7-5-Qh7HFGg
    Parecem 3 luzes distintas… mas afinal era só o B-2.

    Outros exemplos:
    http://www.nationalufocenter.com/artman/uploads/36belgiumhoilet24august07.jpg
    http://2.bp.blogspot.com/_8RLOdlrA7l4/S72ksE-Kx-I/AAAAAAAACVo/00DtQa8ouo4/s1600/Triangle-UFO-2010-Belgium.png
    http://4.bp.blogspot.com/_8RLOdlrA7l4/S7d1WV05b-I/AAAAAAAACTI/AXFFwF6QoHs/s1600/UFO+Triangle+over+Belgium.png
    http://www.ufoencounters.co.uk/images/12941×50.jpg
    http://www.caelestia.be/belgian/Alfarano-film.jpg

    Por vezes até parecem mais luzes, com cores:
    http://3.bp.blogspot.com/_8RLOdlrA7l4/S8SZ4ZdbB2I/AAAAAAAACZA/e4a4fTjZWCY/s1600/UFOs+over+Russia.png
    http://4.bp.blogspot.com/_8RLOdlrA7l4/S5TzpXwEYkI/AAAAAAAABzo/HThobQUMI44/s1600/Redland+Florida+UFOs.png

    Se em vez de um só B-2 ou F-117, voarem 10 em formação, então já parece um monte de luzes, que se seguem umas às outras.
    Seria algo deste género?

    Vocês têm uma fotografia do fenómeno?

    Por outro lado, se quiserem falar com alguém, eu já não pertenço directamente a essa área há uns anos, mas posso-vos pôr em contacto com pessoas da PUFOI, que poderão registar o caso, pedir desenhos, fazer mais algumas perguntas, e quiçá até contactar alguns elementos militares que podem saber sobre esses “objectos secretos” (para os civis) nos céus de Portugal.
    (assumindo que a resposta é algo que se pode saber, claro)

    • Paulo Marques on 17/10/2010 at 14:36
    • Responder

    Eu acompanhei este fenómeno e posso confirmar que visto do lugar onde me encontrava, eram pontos bem definidos em termos luminosos, com várias cores, branco, rosa/vermelho, lilás, que emitiam a luz de forma intermitente mas de período constante. A velocidade a que seguiam era constante, dispunham-se de forma ordeira e bem direccionada a sul. Curioso é que depois de um grande grupo destes elementos a passar, passou um conjunto mais pequeno e depois, passados 10 minutos, passa um único elemento com as mesmas caracteristicas de luminosidade, cor, velocidade e direcção. A distância a que passaram é relativa, mas diria que estaria próximo da altura que circula um avião em velocidade de cruzeiro.

    Adianto que nada corresponde ao que o colega anterior já teve a oportunidade de disponibilizar.

  5. Muito obrigada pela resposta!

    Infelizmente, o que vi em nada se assemelha ao que me mostrou.

    Para lhe ser sincera quando vi o que vi ocorreram-me algumas coisas. Inumeros aviões que me sobrevoavam – mas teriam de se milhares deles demasiado juntos e com luzes coloridas – ; pirilampos – teriam de voar demasiado alto e eram milhares e novamente coloridos. Uma chuva de estrelas de diferentes cores, mas parecia que se deslocavam com uma certa organização, todos os pontos de luz seguiam uma mesma ‘rota’, sem se dispersarem. Poderia ser este último? Não existia rasto (s) de luz, e a velociade era semelhante à de um avião visto da terra. Deslocavam-se para sul. Enfim, não sei como melhor descrever. Espero que não esteja a desperdiçar o vosso tempo.

    Obrigada pela vossa atenção.

  6. n2yo.comheavens-above.comheavens-above.com…

    Sara,

    Seria somente uma nuvem estranha?
    http://www.astropt.org/2009/10/15/estranha-nuvem-em-moscovo/

    Seria um Sprite?
    http://www.astropt.org/2009/08/18/sprites/

    Foi um meteoro? (pode ser visto com várias cores)
    http://www.astropt.org/2009/10/15/bola-de-fogo-na-holanda/

    Seria satélite?
    http://www.astropt.org/2010/06/21/espiando/
    http://www.astropt.org/2009/02/15/satelites-ovni/

    Seria algum avião do género do B-2? Ou F-117?
    http://www.astropt.org/2009/03/18/ovnis-na-belgica/

    Seria a Estação Espacial Internacional?
    http://www.n2yo.com/
    http://spaceflight.nasa.gov/realdata/tracking/
    http://www.astropt.org/2007/08/28/estacao-espacial-internacional-em-fotos/

    Teria sido outro objecto em órbita?
    http://www.astropt.org/2009/11/19/objectos-em-orbita/

    Ou o fenómeno seria muito para lá da Terra? Caso o fosse, estava a olhar em qual direcção? Norte, Sul, Este, Oeste?
    http://www.heavens-above.com/
    http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?SL=1&SN=1&lat=38.533&lng=-8.900&loc=Set%ufffdbal&alt=1&tz=PWT
    A essa hora, Júpiter estava no céu bem brilhante… e Vega também.

  7. Exmos Senhores

    Desde já agradeço a atenção que me dispensam.

    Este comentario nada tem a ver com o vosso post, mas foi uma forma que encontrei de colocar esta questão.

    Hoje, perto das 23h, em Setúbal, vi no céu como que uma nuvem de estrelas… coloridas! Foi possível distinguir claramente o azul, rosa, lilás, e julgo que outros. Nunca tinha visto nada assim. Quando digo nuvem, deve-se apenas ao facto de se distinguirem pontos concretos que se moviam em conjunto a uma determinada velocidade, semelhante à velocidade de um avião visto na terra, quiçá um pouco maior. Não era acompanhado de qualquer som.

    Pesquisei na internet, mas pouco ou nada encontrei sobre o fenómeno. Será que me podiam dar algum tipo de informação sobre este fenómeno? Não sou da área de astronomia, longe disso, sou de saúde, mas deperta-me a curiosidade se será um acontecimento ja documentado, estudado…

    Agradeço verdadeiramente a vossa atenção e a disponibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights