Terramotos nas estrelas

pulse of stars

Ciência Hoje:
“Sonda Kepler revela “pulsações” das estrelas.
(…) foram detectados “terramotos” estelares, ou seja, temores e oscilações de estrelas que podem oferecer novas perspectivas sobre o tamanho, a idade e a evolução das mesmas.
A análise às oscilações é semelhante à que os sismólogos fazem aos terramotos para conhecerem o interior da Terra. A astrosismologia estuda a estrutura interna de estrelas pulsantes pela interpretação de seus Espectro de frequência.
(…) os cientistas centraram-se na estrela 11026764 CCI.
Com 5,94 mil milhões de anos, a estrela cresceu um pouco mais de duas vezes o diâmetro do Sol. Vai continuar a crescer até se transformar numa gigante vermelha. As oscilações da estrela revelam que esta é alimentada pela fusão de hidrogénio numa camada fina em torno de um núcleo rico em hélio. (…)”

Uma equipa do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto também participou neste estudo.

Universe Today:
“Not only is the Kepler spacecraft hunting down extrasolar planets, but it also provides the ability to study stars in unprecedented detail. (…) This international partnership of over 400 astronomers uses the Kepler spacecraft to “listen” to tiny oscillations, or “star quakes,” in red giant stars, allowing scientists to do groundbreaking work in deducing the fundamental properties of stars. (…)”

Podem ouvir aqui a sinfonia da oscilação.