Cientistas vão encontrar ETs e cura para o cancro

live earth

A Royal Society fez um estudo pela população do Reino Unido e descobriu isto:

– 44% das pessoas acreditam em extraterrestres.
– 33% pensa que os cientistas deveriam focar as atenções na procura de e contacto com extraterrestres.
– no entanto, só 10% diz que a exploração espacial deveria ser a prioridade.

Pergunto eu: aqueles que acreditam que os cientistas deveriam procurar ETs mas não deveriam explorar o espaço, pensam então que os ETs estão onde? Na casa do vizinho?

– 66% pensa que o objectivo dos cientistas deveria ser erradicar as doenças.
– 53% gostaria de ter a vida prolongada como consequência dos avanços da ciência.
– 80% diz que é preciso descobrir a vacina para o cancro (câncer, no Brasil).

Pergunto eu: os outros 20% acha que não é preciso descobrir mais vacinas?

E se a pergunta fosse feita a portugueses e brasileiros?

Quantos de vocês acreditam em extraterrestres?
E quantos de vocês pensam que os cientistas deveriam focar as atenções na procura de ETs?

1. Fabio,
    Mas esse é um dos objectivos do SETI: encontrar ETs inteligentes, e curar todas as doenças na Terra

Sérgio, os links estão no texto. Quem financiou foi a Royal Society, como está lá dito. Este estudo enquadra-se dentro de vários outros estudos financiados pela Royal Society, durante as suas comemorações do 350º aniversário, como foi dito num post anterior.

• Fabio Tristao on 02/12/2010 at 19:19

– eu acredito que exista vida extraterrestre inteligente, mas não acho que deva ser prioridade, a ciencia para a melhoria de nossas condições de vida são mais importantes, tanto as medicinas quanto as biológicas, famaceuticas, ecologicas….entre outras.
    Com relação à Ets, acho que é mais importante encontrar um planeta habitável que um planeta com ETs.

2. Se calhar a Royal Society devia era perder tempo com coisas mais úteis… Gostava de perceber para que serve este tipo de estudo, quem o financiou e quem o vai utilizar… (não vi os links)

Cumprimentos,

3. Ás duas perguntas colocadas, respondo da forma seguinte:
    O encontro com vida extraterrestre capaz de dialogar construtivamente com os humanos, é improvável nos próximos 100 anos.
    Daí a prioridade da nossa geração ciêntifica contemporânea não será esse propósito, sem contudo abandonar as metas do conhecimento do Universo que nos cerca.
    Mas esta é apenas a minha opinião sem dar sugestões.Tal como pessoalmente gosto de informática, e de todas as áreas em que esta se aplica e as valoriza e prezo a liberdade de investigar e desenvolver o que entendo por prioridades nestas tecnologias, assim também entendo que melhor que ninguém os cientistas saberão escolher as suas prioridades.

Cumps.

4. Num Universo tão grande não existir vida em mais lado nenhum é algo pouco provável. Se eles andam nas redondezas é outra coisa. Ao ver star trek aprendi que culturas avançadas não querem saber de cultura primitivas a não ser que seja por maus motivos, e que devemos respeitar as outras culturas mesmo que estas não nos respeitem. Mas isso são só metáfora do que se passa na Terra, tudo o que se disser sobre os possíveis ETs é puramente especulativo. É importante ter conhecimento e encontrar vida ET seria algo fantástico.

Os cientistas deviam era focar-se em criar colónias ET, ao aumentar a esperança media de vida e a população a insistir em ter uma media de filhos por casal superior a 2 não tarda o planeta não é sustentável para tanta gente. Não fosse os desastres naturais e a nossa natureza sanguinária parecíamos frangos num aviário.

5. Hummm… Eu até acredito que exista ETs, mas tornar isso prioridade já é outra história. Como totalmente leiga, prefiria que a prioridade fosse catalogar os asteróides ao nosso redor e em nossa direção. E, quem sabe, desenvolver alguma coisa para nos proteger. Os ETs podem ficar para depois. 😉 Já tenho dois aqui que já me dão trabalho suficiente. 🙂