Come-se tudo

comida

Os humanos comem quase de tudo. Tudo o que seja vida na Terra, tem hipótese de se tornar uma delícia alimentícia para os humanos.
Esta característica do Homo sapiens foi provavelmente crucial para a nossa sobrevivência. Os Neandertais extinguiram-se, em parte porque não tinham uma dieta tão diversificada como a nossa.

Mas entre culturas humanas há algumas diferenças.
Por exemplo, no Ocidente aprecia-se mais comer plantas, fungos, legumes, frutos, peixe, e carne de vários animais.
No México, China, África, etc, também se consome uma variedade enorme de insectos.

Insectos serão fonte de proteínas alternativa à carne.
Rolinhos de grilos e chocolate com morcões são sugestões dos cientistas holandeses.
Os investigadores da Universidade de Wageningen (Holanda) acreditam que os insectos poderão vir a substituir a carne no nosso prato e justificam que são uma fonte de proteínas mais saudável e um alimento mais amigo do ambiente. (…)”

O que me faz pensar que quando virmos extraterrestres, o que será que lhes vamos fazer?
Se a nossa prática terrestre é um exemplo do que iremos fazer lá por fora, então os extraterrestres irão ser iguarias saborosas.
Ao contrário do que vemos em certos filmes de ficção científica (e num dos episódios dos Simpsons), o perigo não será eles virem aqui deliciarem-se connosco. Esses filmes são, como sempre, sobre as nossas atitudes sobre eles – nós é que nos vamos deliciar com eles.

• Jorge Almeida on 27/01/2011 at 23:00

A questão gastronómica é também uma questão fortemente cultural. Incute-se muito na cultura chamada ocidental que não é muito próprio comer-se determinados tipo de possíveis alimentos.
    Os artrópodes são igualmente uma boa fonte de protéinas e têm quitina q. b. LOL .

Inconscientemente todos vocês comem artrópodes praticamente todos os dias. Aparecem em todas as sopas inevitavelmente sejam pulgões, sejam colêmbolos, alguns hemípteros … comem-nos. E dizem: esta sopa está mesmo boa! 🙂

1. A Gastronomia é uma arte riquíssima útil e compensadora. Também é uma aprendizagem permanente, e felizmente nos últimos anos vem a integrar nas actividades profissionais normas e regulamentos que visam padrões de higiene, saúde e outros valores de componente científica e ambiente.
    Observadas estas questões e com imagem de marca os hábitos alimentares são uma das
    expressões da cultura e do modo de estar das populações
    Desde do bom camarão, os petiscos de caracóis, até aos pratos mais exóticos serão bem vindos, quando se possam digerir agradavelmente bem.
    Iguarias extraterrestes quiçá semelhantes poderão ser num futuro um prato favorito
    para as melhores inteligências e competências e com sucesso assegurado.
    Vamos aguardar qual será o tipo de “pecados” que serão ou não permitidos, ou o tipo de “bulas espaciais” que se irão estabelecer, sendo que sem um conhecimento prévio da composição química total poder-se-á regressar à famosa história da maçã e da árvore sagrada.
    Também será de equacionar, existirem extraterrestres que em contacto com humanos poderão considerar-nos “delícias da Terra”.

2. Cá por Portugal também se comem algumas coisas ditas “exóticas”, coisas para nós tão normais como caracois e orelha de porco.

3. Eu comi insectos/gafanhotos fritos numa das vezes em que fui passar umas semanas ao México.
    Come-se lá de tarde, ao lanche, enquanto se bebe cerveja.
    Não têm sabor.
    Nem têm qualquer “problema visual”… já que são fritos e depois partidos aos bocados… por isso, nem pareciam gafanhotos.
    A mim, pareceu-me o mesmo que se faz em Portugal de tarde: come-se tremoços e bebe-se uma cerveja.

• Luís Carrilho on 23/01/2011 at 00:35