A união do infinitamente grande com o infinitamente pequeno

O NUCLIO – Núcleo Interactivo de Astronomia, com o apoio do Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal e da Câmara Municipal de Cascais promove a realização mensal da “Astronomia em Crescente“.

Esta actividade, que normalmente decorre no Sábado próximo da fase de Quarto-Crescente da Lua, a partir das 21h30, é constituída por uma apresentação sobre um tema astronómico e, caso as condições meteorológicas o permitam, por uma sessão de observação nocturna com telescópios.

A sessão de Fevereiro decorrerá no dia 12, com a palestra:
A união do infinitamente grande com o infinitamente pequeno” – Francisco Lobo (CAAUL – FCUL).

“Após milhares de anos a estudar o céu, numa história que é tão velha como o próprio Homem, encontramo-nos hoje prestes a assistir a uma revolução no conhecimento. Assistimos no século XX à criação das duas grandes teorias que revolucionaram a nossa descrição do mundo físico.
A primeira destronou os nossos conceitos de espaço e tempo (absolutos), combinando-os naquilo que hoje designamos por espaço-tempo.
A segunda alterou completamente a maneira como compreendemos a natureza da matéria e da radiação, onde as nossas descrições físicas habituais ficam sujeitas a incertezas essenciais.
A primeira destas revoluções é hoje designada Teoria da Relatividade e, a segunda, Teoria Quântica.
Nesta palestra traçamos um resumo destas duas teorias e abordamos uma das questões em aberto mais ambiciosa, i.e., a demanda do Santo Graal na Física Moderna, nomeadamente, a unificação da Teoria da Relatividade Geral (infinitamente grande) e da Física Quântica (infinitamente pequeno).”

A actividade tem inicio às 21:30 no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, na Estrada Marginal, São Pedro do Estoril.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights