Parabéns a você

Em ano de “descobertas grandiosas” (bactérias que sobrevivem em ambientes tóxicos para os seres humanos, novos planetas, dois sóis no céu), a comemoração de uma descoberta verdadeira está passar quase despercebida: Neptuno está de parabéns! Aos nossos olhos, completa um ano de vida. Uma órbita completa!

O oitavo planeta do Sistema Solar foi “descoberto” em 1846. Foi localizado através do efeito do seu campo gravítico sobre a órbita de Urano. Subitamente, o Sistema Solar deu um salto de quase 2 000 milhões de quilómetros (mais de dez vezes a distância da Terra ao Sol!!!).

A aplicação da metodologia científica aos dados observados e comprovados permitiram a notável descoberta. 3 astrónomos em 3 países diferentes tentaram perceber em que zona do céu se deveria encontrar o novo membro da distinta família solar. Com extrema paciência e persistência (e recorrendo a cálculos matemáticos comprovados e complexos), conseguiram localizar o planeta. Neptuno lá estava, quase no sítio previsto, pacientemente à espera dos primeiros olhares dos humanos curiosos.

Num ano “pré-apocalíptico”, a ciência está, uma vez mais, de parabéns: 165 anos após a sua descoberta, o planeta benjamim perfaz um ano dos seus! Aproveitemos para celebrar o incrível espírito humano, a sua ousadia, os grandes feitos e a ciência – a verdadeira.

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Por acaso, nesta conferência discutiu-se alguns sinais que o SETI tem notado e são misteriosos:
    http://www.astropt.org/2008/04/30/abscicon/
    😛
    Um deles, poderá ser da vida de arsénio… eheheheheeh 😛

    • Ana Guerreiro Pereira on 23/02/2011 at 22:15
    • Responder

    LOOOOOOOL

    sei de fonte segura (a internet e uma amiga de uma amiga da minha tia!) que foi descodificada uma mensagem electromagnética embebida em iões quânticos que as “Arsie” enviaram para o espaço! Dizia: “ET phone home!”

    😉 ;D

  2. ohhh não digam asneiras…
    Aquilo era vida extraterrestre… só eu é que sei… mas não digo a ninguém…
    é segredo… é uma conspiração dos cientistas…
    😛

    ehehehehehe 😀

    • Ana Guerreiro Pereira on 23/02/2011 at 22:04
    • Responder

    Ah, sem dúvida, a colherada dos aliens era completamente desnecessária! Qto muito será um exemplo de como a vida pode ir além do carbono e de que a procura de vida extraterrestre não pode estar amarrada à ideia de “ou o carbono ou nada!” e que tem de ir mais além da noção de vida como a concebemos. Mas daí a dizer que é uma prova de vida ET… enfim, a NASA tem de se sustentar ;p

  3. Ana, sem dúvida! Notável e enorme descoberta 🙂
    Mas daí ao barulho dos Ets? 😉
    Mete as colheradas que quiseres 😀

    • Ana Guerreiro Pereira on 23/02/2011 at 21:41
    • Responder

    Oooh paaaah, não façam pouco da minha Arsieee (foi assim que eu e uma amiga bióloga baptizámos esta amiguinha :D). Perdoa a colherada, mas a Arsie é uma descoberta espectacular: um ser q consegue incorporar arsénio nas suas biomoléculas e sobreviver??… 🙂

    🙂

    (Bioquímicos unidos, jamais serão vencidos! :D=

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights