O Disco de Poeira de NGC 247

NGC 247

Esta imagem de NGC 247, obtida com o instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros instalado no Observatório de La Silla do ESO, Chile, revela de forma muito detalhada esta galáxia espiral bastante inclinada, assim como o seu campo de fundo.
Os astrónomos dizem que esta orientação muito inclinada, quando vista a partir da Terra, explica porque é que a distância a esta galáxia foi anteriormente sobrestimada.

A galáxia espiral NGC 247 é uma das galáxias espirais do céu austral mais próximas de nós.
Nesta nova imagem obtida com o instrumento Wide Field Imager montado no telescópio MPG/ESO de 2.2 metros no Chile, podem observar-se nos braços em espiral um grande número de estrelas individuais que compõem a galáxia, assim como muitas nuvens de hidrogénio cor de rosa brilhantes, que marcam regiões de formação estelar ativa.

NGC 247 faz parte do Grupo do Escultor, um conjunto de galáxias associadas à galáxia do Escultor (NGC 253, mostrada em eso0902 e eso1025).
Este é o grupo de galáxias mais próximo do nosso Grupo Local, o qual inclui a Via Láctea.
No entanto, é inerentemente difícil ter um valor preciso para tais distâncias celestes.

Leiam todo o artigo, no ESO.