Humanos no topo

Este é um problema que me farto de criticar na mentalidade humana. E que Xenophanes já criticava há mais de 2500 anos atrás!
É um geocentrismo psicológico, disfarçado muitas vezes de princípios antrópicos, que ainda preenche o cérebro da maioria das pessoas, que vêem a evolução e a comparação entre espécies como se fosse uma escada com os Humanos no topo.
Além de didático, é um cartoon divertido:


(no Fossa Céptica)

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. O problema é que usam a inteligência para o mal.

    • Ana Guerreiro Pereira on 03/04/2011 at 22:03
    • Responder

    Bem, eu tenho a minha desde q me passei da cabeça no último natal… tenho para aí uns trinta a apanhar pó 😀

  2. @Ana GP

    Deixa lá, eu tenho livros há dois anos a ganhar pó numa pilha também, entre os quais a “Origem das Espécies” do Charles Darwin 😛

    • Ana Guerreiro Pereira on 03/04/2011 at 18:43
    • Responder

    pFFFF, Marco, obrigadinha por me fazeres acrescentar mais um livro à lista e à pilha… 😛

  3. wook.ptRecomendo um livro muito bom e recente da bióloga Teresa Avelar “A Evolução Culminou no Homem? – Progresso, contingências, catástrofes e extraterrestres” (http://www.wook.pt/ficha/a-evolucao-culminou-no-homem-/a/id/9856762). É bastante acessível até para leigos.

    A teoria da evolução continua a ser muito mal interpretada, mesmo por aqueles que a aceitam. Continua a haver pessoas a pensar que o objectivo da evolução é tornar os seres vivos melhores, tendo o ser humano e principalmente a sua inteligência como a referência de melhor.
    Se a inteligência é assim tão boa então seria de esperar que inteligência semelhante à nossa tivesse evoluído em outros animais. Características como os olhos ou asas evoluíram múltiplas vezes e de forma independente.

  4. LOL

    Que coincidência. Estava precisamente a fazer uma pausa de um trabalho de pesquisa que estou a fazer onde aparecem precisamente as Deinococcus radiodurans!

    Por acaso já conhecia o cartoon, mas na altura não prestei muito atenção ao nome delas.

  5. antropocentrismo… 😉

    eu chamo geocentrismo psicológico à psicologia humana que continua a colocar os humanos no centro… seja em termos de espécie, em termos de país que habitam, em termos de planeta que habitam, em termos de sistema solar que habitam, etc…
    Ou seja, é um continuar de ideias geocêntricas que só existem na mente das pessoas = geocentrismo psicológico.
    😉

  6. Geocentrismo ou antropocentrismo? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights