Curiosos em missões espaciais convidados para encontro internacional na Covilhã

 

Os mais curiosos em saber como se planeiam missões espaciais ou como se conduz uma nave em órbita estão convidados para um encontro internacional entre segunda e quarta-feira na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

O Centro de Ciência e Tecnologias Aeroespaciais da UBI organiza durante três dias a sexta edição da oficina internacional sobre Dinâmica e Controlo de Voos Aeroespaciais.

A entrada em todas as sessões é gratuita e as apresentações acessíveis como forma de “dinamizar a participação do público curioso pelas temáticas espaciais”, adiantou à Agência Lusa Anna Guerman, coordenadora do centro de investigação.

O evento coincide com as comemorações do 50.º aniversário do primeiro voo do homem ao espaço, protagonizado pelo cosmonauta russo Yuri Gagarin, a 12 de abril de 1961.

O primeiro passeio no espaço “será um dos temas de abertura dos trabalhos”, que vão decorrer “mais como numa sala de aula do que como numa conferência”.

Segundo Anna Guerman, o encontro será “uma escola avançada, uma vez que vai contar com a participação de cientistas de topo do setor espacial”, do mundo académico ao profissional, oriundos do Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suécia.

Missões no Espaço, Movimento de Atitude, Dinâmica e Controle de Sistemas Espaciais e Dinâmica Orbital são os temas do encontro, que pretende ser também “um bom exemplo de internacionalização do ensino”, destaca a investigadora.

O programa inclui uma sessão dedicada às empresas, subordinada ao tema Negócios e o Espaço, para incentivar “uma aproximação do Ensino Superior ao tecido empresarial do País”.

Participam no evento a Proespaço, Associação Portuguesa das Indústrias do Espaço, e associadas: DEIMOS, GMV, Edisoft, Active Space Technologies e Critical Sotware.

Os trabalhos vão ser transmitidos em direto na Internet, em www.aerospace.ubi.pt/workshop2011

Retirado do site sapo noticias
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1140147.html

3 comentários

  1. Carlos, concordo contigo mas não creio que se prepare um encontro destes à última da hora devido às participações internacionais que parece vir a ter.

    Já numa ocasião anterior referimos isso aqui, parece que as pessoas querem «guardar» a iniciativa para elas e só afzem a divulgação numa altura em que é quase impossível às pessoas programarem uma presença nessa iniciativa. Ao se cultivar este tipo de forma de agir leva-me a crer que por vezes os preparativos são movidos por uma certa inveja (“eu estive com o astronauta e tu não”, “eu assisti a tal encontro e fui o único a estar lá”, etc.).

    O resultado, é que iniciativas como esta acabam por ficar limitadas às pessoas de um círculo mais próximo, neste caso a comunidade académica e uma ou outra escola que tenha ligações «priveligiadas» com esse círculo. O mundo fora da academia está ignorante ao que se passa ou então toma conhecimento do ocorrido ou do que vai ocorrer numa altura em que lhe é imposível participar.

  2. ubi.pt…

    Pois, é já amanhã:
    https://www.ubi.pt/Noticia.aspx?id=1469

    A UBI pode ter querido manter segredo e não divulgou estas coisas…
    Talvez seja a mentalidade de “clã”, ou seja, fechada aos de fora, sem divulgação, que o Paulo Ferreira referiu…

    Ou talvez seja a mentalidade também bem portuguesa de fazer-se tudo à última hora, por isso eles na UBI também só programaram este encontro esta semana.

    Não sei…

  3. …e mais uma vez este tipo de iniciativas, tal como aconteceu com as recentes visitas de astronautas a Portugal, são anunciadas na véspera. Não será isto também um reflexo do tipo de ‘mentalidades’ de que o Carlos tanto tem falado?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights