Um Par Galáctico Perturbado


As galáxias deste par cósmico (…) apresentam algumas características interessantes, demonstrando que cada membro do par está suficientemente perto para sofrer distorção devido à influência gravitacional do outro.
O puxão gravitacional originou uma forma em espiral distorcida numa das galáxias, NGC 3169 e fragmentou as camadas de poeira da sua companheira NGC 3166.
Entretanto, uma terceira galáxia mais pequena, situada em baixo à direita, NGC 3165, está na fila da frente da influência gravitacional das suas vizinhas maiores.

Este grupo de galáxias, situado a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância na constelação do Sextante, foi descoberto pelo astrónomo inglês William Herschel em 1783.
Os astrónomos modernos calcularam que a distância entre NGC 3169 (à esquerda) e NGC 3166 (à direita) são uns meros 50 000 anos-luz, uma separação que é apenas cerca de metade do diâmetro da Via Láctea.
Em sítios tão apertados como este, a gravidade pode bem começar a devastar a estrutura galáctica.

As galáxias espirais como NGC 3169 e NGC 3166 têm tendência a ter estrelas que rodopiam de forma ordenada e poeira em rotação em torno dos seus centros brilhantes.
Encontros próximos com outros objetos de grande massa podem alterar esta configuração clássica, sendo muitas vezes esta devastação um prelúdio da fusão de galáxias numa galáxia maior. Até agora, as interações entre NGC 3169 e NGC 3166 apenas originaram alguma “má disposição” em ambas.
Os braços da NGC 3169, brilhando devido a estrelas azuis, grandes e jovens, foram desmembrados e muito do gás luminoso foi arrancado do disco.
No caso da NGC 3166, as camadas de poeira que geralmente delineiam os braços em espiral estão desordenadas. Contrariamente à sua companheira mais azul, NGC 3166 não está a formar muitas estrelas jovens.

Leiam o artigo completo, na página do ESO.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Olhando para o passado, estamos a ver o nosso futuro? Quando Andrómeda e a Via Láctea se “fundirem”?

    1. Sim. Sim 😉

    • Ana Guerreiro Pereira on 22/04/2011 at 21:13
    • Responder

    Estas fusões de galáxias devem-se a interacções gravitacionais?

    1. Yep 🙂

  1. […] imagem (também aqui e aqui), à direita de NGC 3166, encontra-se a pequena galáxia NGC […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights