Continua a última missão do Endeavour

Continua sem problemas a missão do vaivém espacial Endeavour que se encontra acoplado com a estação espacial internacional.

Após uma cerimónia de boas vindas por parte da tripulação da Expedição 27 logo depois da acoplagem entre os dois veículos,  os tripulantes do Endeavour receberam uma curta palestra sobre a segurança a bordo da ISS.

Durante a manobra de aproximação foram obtidas mais de 500 fotografias do Endeavour que foram enviadas para a Terra onde os especialistas da agência espacial norte-americana irão procurar sinais de problemas no sistema de protecção térmica.

Entretanto Michael Fincke e Roberto Vittori utilizaram o Canadarm para elevar o contentor ELC3 do porão de carga do Endeavour e entregaram-no ao Canadarm2 que era operado por Gregory Johnson e Gregory Chamitoff. Estes dois procederam depois à sua instalação na estrutura do ISS.

Michael Fincke e Andrew Feustel procederam à transferência dos fatos espaciais extraveículares do Endeavour para o módulo Quest. Estes fatos serão utilizados nos quatro passeios espaciais que serão executados na missão por Fincke, Feustel e Chamitoff. Mark Kelly procedeu também à transferência de oxigénio para a ISS e iniciou a transferência de carga para a estação.

O ponto alto do dia 18 de Maio foi a instalação do espectrómetro AMS-02. Este foi removido do porão de carga do Endeavour pelo Canadarm que foi operado por Andrew Feustel e Roberto Vittori.O AMS-02 foi então entregue ao Canadarm, operado por Gregory Johnson e Gregory Chamitoff, que o instalaram numa zona da ISS voltada para o espaço profundo.

Neste dia também se procedeu aos preparativos da primeira actividade extraveícular  que será realizada por Feustel e Chamitoff. Os dois irão passara noite no interior do módulo Quest a uma pressão reduzida para purgar os seus corpos de nitrogénio.



Vídeos: NASA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights