Endeavour regressa a casa


O mais novo vaivém espacial regressou a casa com uma aterragem perfeita na Pista 15 do Centro Espacial Kennedy terminando assim a sua 25ª e última missão espacial.

Os astronautas do Endeavour passaram a maior parte do último dia em órbita a prepararem o vaivém espacial para o regresso à Terra. O Comandante Mark Kelly, o Piloto Gregory Jhonson e o Especialista de Missão Roberto Vittori activaram e verificaram o funcionamento do sistema de controlo de voo, testando as superfícies aerodinâmicas do veículo. Seguiu-se um teste dos motores de manobra orbital. Por seu lado, os Especialistas de Missão Michael Fincke, Andrew Feustel e Gregory Chamitoff armazenaram diversos itens na cabina de voo e cada membro da tripulação levou a cabo uma hora de exercício físico.

Após o almoço os astronautas executaram um exame visual de 15 minutos e depois reuniram-se para uma revisão dos procedimentos de regresso à Terra. Kelly e Johnson passaram cerca de 30 minutos com a experiência de observação RAMBO 2 (Ram Burn Observations), com a activação de um dos motores de manobra orbital. A experiência tem como objectivo perceber melhor a forma e comportamento das chamas originadas nesta ignições.

A tripulação iniciou o último período de sono às 1356UTC do dia 31 de Maio e foi acordada às 2157UTC com os sons da música ‘Sunrise Number 1‘, pelos Stormy Mondays.

A tripulação iniciou os preparativos para o regresso às 0126UTC do dia 1 de Junho e as portas do porão de carga foram encerradas às 0249UTC. Pelas 0519UTC foi dada luz verde para a manobra de retro-travagem e esta teve lugar às 0529UTC, terminando às 0531UTC. A Interface de Entrada, o momento em que o vaivém começa a sentir os efeitos da reentrada atmosférica, ocorreu às 0603UTC.

A reentrada atmosférica decorreu sem problemas com o Endeavour a sobrevoar o Oceano Pacífico, seguindo-se a costa da Guatemala e o Golfo do México. A aterragem ocorreu às 0634:41UTC com o trem de aterragem principal a tocar na pista de aterragem após um voo de 15 dias 17 horas 38 minutos e 23 segundos. O trem de aterragem tocou na pista às 0635:04UTC após um voo de 15 dias 17 horas 38 minutos e 36 segundos, tendo-se imobilizada pela última vez na pista de aterragem às 0635:36UTC após um voo de 15 dias 17 horas 39 minutos e 8 segundos.

Imagens: NASA TV

3 comentários

2 pings

  1. Pois, já no inicio do século XX tivemos uma resistencia identica com o petróleo. O segredo é a alma do negócio!

  2. Certamente chegará o dia, mas não será assim tão cedo.

  3. Espero um dia ver esta e outras tripulações a deslocarem-se no espaço sem terem que levar
    um “fogareiro” na retaguada da nave!

  1. […] O lançamento do vaivém Endeavour foi a 16 de Maio de 2011, e o regresso à Terra deu-se a 1 de Junho de 2011.[…]

  2. […] realizado pelo planeta e à longa exposição da foto.Completando uma missão de 16 dias, o Endeavour aterrou pela última vez no Centro Espacial Kennedy, na madrugada de 01 de Junho.Etiquetas: APOD, Endeavour, Estação Espacial InternacionalAcerca do […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights