Hélio vai desaparecer

O elemento Hélio é o 2º elemento mais abundante no Universo (a seguir ao Hidrogénio). Mas é raro na Terra.
Não é possível fazer Hélio com a ciência actual, e como o utilizamos bastante, então ele poderá vir a desaparecer da Terra nos próximos 20 anos.
Note-se que não o utilizamos somente para encher balões, mas também em criogenia, supercondutores, nos hospitais (nas máquinas de SCAN, como os MRI), entre outras coisas importantes.

Podem ler sobre este “terrível presságio”, aqui, aqui, aqui, e aqui.

É certo que são tudo sites sérios, e até científicos, e também é certo que a notícia é avançada pelo Físico e Prémio Nobel, Robert Richardson.
Mas sinceramente, parece-me um pouco “surreal” e semelhante à notícia que o petróleo vai acabar. É que já se dizia que o Hélio ia acabar no ano 2000… e afinal não acabou.
Duvido sempre destes “presságios”, mesmo que venham das pessoas da ciência. Parece-me sempre que há mais coisas a considerar do que simplesmente vender “profecias de medo”.

O Colbert fez um segmento engraçado sobre isto:

O professor Robert Richardson deu uma palestra, que podem ver aqui.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Existe um projecto para a construção de um reactor de fusão nuclear, o ITER. Se tudo correr bem, devemos começar a produzir hélio também, tal como acontece no nosso Sol.
    http://www.iter.org/
    http://pt.wikipedia.org/wiki/ITER

    Se não correr bem, podemos sempre chamar o Doctor Octopus do Spiderman que já tem mais experiência a contribuir estrelas artificiais 😛

    • Manuel Rosa Martins on 29/07/2011 at 12:34
    • Responder

    O Hélio usado em criogenia é consumido, o usado em balões também. A primeira é o conjunto de aplicações de MRI e de supercondutividade, crucial na Física quântica( e em tudo o que exija uma temperatura extremamente baixa). O segundo é um uso de importância residual, apenas o referimos por ser óbvio que os balões dão nas vistas.
    Quando o Hélio é liberto na nossa atmosfera, por ser tão leve e tão pouco reactivo, perde-se para sempre no Espaço exterior. O alerta vem da indústria petrolífera, dado existir hélio economicamente explorável apenas em bolsas de gás natural, mas só nas diminutas reservas dos EUA.
    Por outro lado, existem cerca de 1 milhão e toneladas de Hélio-3 facilmente extraídos na superfície da Lua, e uma rede de centrais a Fusão ( não confundir com Fissão, as actuais) consume 25 toneladas para gerar toda a energia eléctrica hoje consumida nos EUA, Dá para 40 mil anos , diz aqui a divisão de 1 milhão por 25.

    http://www.periodicvideos.​com/videos/002.htm

  2. Não entendo o mecanismo que fará desaparecer o hélio. Ao contrário do petróleo, que é queimado depois de refinado ou transformado em produtos petroquímicos que são em larga medida irrecuperáveis, apesar da reciclagem, as utilizações do hélio não o consomem nem o transformam em compostos químicos. Nem a utilização para encher balões, nem os usos mais sérios para criogenia e outros não gastam hélio, ele retorna sempre à atmosfera, de onde penso que tinha sido retirado. Há algum que se perde para a estratosfera? Não vejo a razão. Apesar de ser um recurso finito, não se consome.

    1. Sinceramente, não sei. Não é a minha área.

      Mas li isto no Physics.org:

      “Richardson said it has taken 4.7 billion years for the Earth to accumulate our helium reserves, which we will have exhausted within about a hundred years of the US’s National Helium Reserve having been established in 1925. The reserve is a collection of disused underground mines, pipes and vats extending over 300 km from north of Amarillo into Kansas. He warned that when helium is released to the atmosphere, in helium balloons for example, it is lost forever.
      There is no chemical way of manufacturing helium, and the supplies we have originated in the very slow radioactive alpha decay that occurs in rocks. It costs around 10,000 times more to extract helium from air than it does from rocks and natural gas reserves.”

  3. Eventualmente, se é raro e não for reposto de alguma forma, há-de desaparecer… o mesmo com o pitrol. Mais complicado é prever qd é q isso vai acontecer. Mas são recursos limitados, por isso, vão desaparecer se não forem repostos, né? 😛 😀 Não quer é dizer q seja já amanhã…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights