Viagem pelo corpo humano

“(…) O vídeo de animação «Eu e o meu Corpo», produzido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) em Lisboa, arrecadou o primeiro lugar na categoria de Material Didáctico de Ciências do concurso internacional ‘Ciencia en Acción’, edição de 2011. (…)
Em entrevista ao Ciência Hoje, Ana Godinho descreve que o vídeo faz uma “’viagem’ de descoberta por vários órgãos e, sobretudo, células do corpo humano. Faz a ligação entre as diferenças entre os órgãos e as diferenças entre as células que os constituem: temos órgãos diferentes porque as células que os constituem são diferentes também, em aspecto e em função. Inclui também uma secção que explica como é que os cientistas sabem tanto sobre as células, introduzindo alguns dos métodos utilizados: cultura de células, microscopia e estudo de animais para se compreender os humanos”. (…) “Queremos mostrar a investigação científica como uma actividade em constante mutação, que é mais do que o ‘preto-e-branco’ que se encontra nos livros de texto” (…)”.
Leiam todo o artigo, no Ciência Hoje.

Vejam o vídeo:

Podem ver o mesmo vídeo, com legendas, aqui.

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Guerreiro Pereira on 10/08/2011 at 11:09
    • Responder

    Espectacular, não é? 😉

  1. Obrigada pela partilha.

    Gostei da ideia e muito mais ainda por saber que incluíram um aluno no projecto.

    Conheço alguém que podia fazer o mesmo, alguém que até mora aqui na minha zona 😉
    Sabem se o video vai estar à venda para o publico em geral? No artigo não dizia nada.

      • Ana Guerreiro Pereira on 10/08/2011 at 11:25
      • Responder

      Este video foi feito pela Gulbenkian 😉 está disponivel gratuitamente na internet 😉

        • Cláudia on 10/08/2011 at 11:32

        Não vão aproveitar para fazer dinheiro graças a ele?

        Felizmente já tenho o programa para sacar, vou gravar para os meus sobrinhos, vão-se morder todos quando souberem que há quem faça este tipo de projecto.

        • Ana Guerreiro Pereira on 10/08/2011 at 11:41

        O objectivo parece-me didático 😀 Neste meio da comunicação de ciência, é quase tudo amor à camisola quando não se tem financiamento de fora. E quem tem amor à camisola não faz as coisas para ganhar dinheiro, LOL, embora desse um jeitão para pagar contas e alimentar os filhos 🙁

      • Ana Guerreiro Pereira on 10/08/2011 at 11:30
      • Responder

      O Vídeo foi “produzido por membros da equipa de comunicação do IGC (Catarina Júlio, Ana Mena e Ana Godinho), em colaboração com Diana Marques (ilustradora), Cláudio Silva (Fundação para a Computação Científica Nacional) e Alexandre Gil (estudante); Financiado pela Casa das Ciências (Portugal) e com apoio técnico da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).”

      Portanto, todos eles são do meio e devem ter apresentado um projecto q foi aceite. É uma questão da tua pessoa amiga inquirir pessoas do meio, como os que fizeram este video, por ex. A Diana Marques, por ex.

        • Cláudia on 10/08/2011 at 11:36

        Ana,

        a minha amiga sabe onde ir, infelizmente tem tendência a acreditar menos nela do que nos outros, o que é pena, pois é um cérebro sobre mil patas e gosta de partilhar e ensinar. Tenho confiança de que continuará a associar-se a pessoas que, como ela, têm talento e farão algo de grandioso.

        • Ana Guerreiro Pereira on 10/08/2011 at 11:42

        O meio da comunicação de ciência ainda é incerto e tremeliques, e não dá garantias de subsistencia a ninguém 🙁

        Eu conheço?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights