Aprovado nome oficial para local de alunagem da sonda Phobos-Grunt

Foram aprovados no mês passado quatro nomes oficiais de crateras e outras formações geológicas situadas na superfície de Fobos. Estão incluídos nos novos nomes as crateras Öpik e Shklovsky (nomes atribuídos em homenagem aos dois astrónomos soviéticos homónimos), Laputa Regio (nome da ilha flutuante mencionada na obra de Jonathan Swift As Viagens de Gulliver) e Lagado Planitia (nome retirado da mesma obra, atribuído à capital de Balnibarbi, país governado pelo rei tirano de Laputa).
A Phobos-Grunt deverá alunar no início de 2013 em Lagado Planitia, uma pequena região relativamente pouco acidentada localizada a nordeste de Laputa Regio. O objectivo principal da missão será a recolha de amostras da superfície de Fobos para posterior envio à Terra em Agosto de 2014.

Hemisfério norte de Fobos visto pela sonda europeia Mars Express a 28 de Julho de 2008. Estão assinaladas os nomes de algumas formações geológicas de Fobos, incluindo a cratera Shklovsky e Lagado Planitia, local de alunagem da sonda russa Phobos-Grunt.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)/anotações de Sérgio Paulino.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Já baptizaram as “covas” da batata!
    Parece-me que “Laputa Regio” deveria ser alterado para “Laputa Regina”.

    1. Olá Paulo

      Geralmente a UAI aprova nomes para as formações geológicas que possam ser alvo de estudo científico (como é o caso destas quatro). Para as formações da lua Fobos escolhem-se nomes de astrónomos ou nomes que estejam relacionados com a obra de Jonathan Swift As Viagens de Gulliver. Ora esta obra tem um fundo de sátira que é bem visível em nomes como Laputa, terra de grandes astrónomos que conheciam a existência de duas luas na órbita de Marte. Swift conhecia certamente a língua castelhana e tornou relativamente óbvia a etimologia da palavra no texto desta obra. 😉

        • Paulo on 31/08/2011 at 11:05

        Caro Sérgio Paulino, deixando o castelhano e o latim de lado, é interessante o facto do Sr. Swift ter informação acerca dos dois satélites naturais de Marte, os quais só seriam descobertos oficialmente algumas dezenas de anos mais tarde!
        Não acreditando em coincidencias, ou o Sr. Swift frequentava algum meio mais “avantgarde” com acesso a informações mais correctas; ou teria sido um “bitaite”…

      1. Olá Paulo,

        Já foi explicado aqui:
        http://www.astropt.org/2011/08/15/medo-e-terror/
        😉

        abraço

        • Paulo on 01/09/2011 at 01:05

        Com um camandro, kum caraças, eu a dizer que não acredito em coincidencias e o raio do desafio da Fobia e do Deimónio passou-me ao lado. Eu sinceramente, só li o desafio agora! Lamento…Believe it or not…
        Portanto parece que foi um “bitaite”, derivado da “lógica da batata” daquela época!
        Muito agradecido Sr. Carlos Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights