senhor Tompkins

O sr. Tompkins é um empregado bancário, curioso, sonolento e imaginativo. É também uma personagem fictícia.
Foi uma personagem inventada pelo génio chamado George Gamow, que também gostava de fazer divulgação científica.
Há 60 anos, Gamow andava a publicar histórias com o sr. Tompkins para esclarecer algumas das ideias científicas mais fantásticas da época.
Os textos eram de divulgação, mas ligeiramente diferentes dos actuais, já que continham algumas (poucas) fórmulas e conceitos matemáticos.

Entretanto, Stannard resolveu re-escrever os livros de Gamow, mas actualizados para o que se sabe hoje, juntando-os numa única obra.
Alguns dos temas são: Relatividade de Einstein, cosmologia, Big Bang, buracos negros, quarks, antimatéria, teoria quântica, física de partículas, aceleradores de partículas, etc.
O livro foi publicado pela Gradiva e reli-o ontem.

3 comentários

    • duarte josé seabra on 31/08/2011 at 08:49
    • Responder

    Caro Carlos:
    O meu pai (nascido em 1922) deu-me a ler o livro de G.Gamow, publicado na Biblioteca Cosmos (dirigida por Bento de Jesus Caraça); já o pai dele,professor de Matemática no “Lyceu Normal de Coimbra” (o meu avô, nascido em 1897) tinha feito,ou colaborado, na Universidade de Coimbra, em cursos de divulgação de Astronomia (ele usava transparências em vidro nas sessões públicas, que ele próprio fazia – eu ainda possuo alguns desses “slides” em vidro-naquele movimento de educação popular que sobreveio após a república nos anos 10 e 20 do seculo passado; estou interessado em ler esta nova versão desse livro da Gradiva.
    De algum modo, a Editora Gradiva, entre outras, desempenha o papel de fazer divulgação científica de qualidade, nos dias de hoje.

    Uma questão adicional, é possível para nós aceder na net a trabalhos do Carlos sobre Astrobiologia, nomeadamente àquele que mencionou,das 300 hipóteses de solução para o Paradoxo de Fermi ?
    O Curso que o Carlos fez no C.A.U.P em 2009, creio, ele está publicado, existe na net? Pode eventualmente “colocá-lo”no blog, ou tê-lo-á já feito ?
    Os meus cumprimentos para todos/as do blog.
    Duarte..

    1. Caro Duarte,

      Não é possível aceder às 300 hipóteses porque ainda não foram publicadas em revistas científicas :). Quando forem, eu aviso 🙂

      O curso no CAUP foi dado àqueles que o frequentaram 🙂
      O próprio CAUP fez um DVD e deu os powerpoints em disco. Mas só a quem frequentou o curso, porque pagaram para terem isso 🙂

      abraços

  1. O Sr. Tompkins fez as minhas delícias nesse tempo. Estou ansioso por ler esta actualização de Stannard. Obrigado pela informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights