Cosmologia em grande

O Prémio Nobel da Física de 2011 foi atribuído a Saul Perlmutter (na foto), Brian P. Schmidt, e Adam G. Riess, “pela descoberta da aceleração da expansão do Universo através da observação de supernovas distantes”.

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Manel Rosa Martins on 06/10/2011 at 05:10
    • Responder

    Um outro nome merecedor do Nobel da Física é Sir Tim Berners Lee, inventor do WWW, do http, e da HTML; hoje XML. Ou seja a Internet com a temos e a possibilidade do CERN, e depois de todos os centros de investigação e depois de todo o mundo, de usar a Internet.

    A produção científica, graças a esta democratização ateniense da Internet, também registou um aumento exponencial, dada a arrumação aristotélica de arquivo em árvore, apresentado em janela e interagido em linha.

    Penso que talvez fosse uma revolução tão poderosa que ainda nem nos apercebemos bem dela.

    Sir Tim não recebe um cêntimo de todos os seus inventos, que doou ai domínio público, pretendendo apenas desenvolver ainda mais a Internet para as redes semânticas e em nuvem.

    O mais curioso de tudo é que os prémios Nobel são anunciados, essencialmente, e discutidos, e trabalhados, pela e na Internet.

    Porventura é esse o prémio melhor, e Sir Tim deve estar bem recompensado, dada a sua escala de valores. Também é provável que Sir Tim seja mais adequado ao Nobel da Paz.

    Na Física , a aplicação PET de imagiologia médica e o seu pioneiro David E. Kuhl deveriam também estar já laureados.

  1. Não foi o cientista da foto que apareceu num programa da série do Discovery com o Morgan Freeman? O programa mostrou o tema expansão do universo, a medição com as supernovas. Entrevistaram um cientista que disse que desenvolveram um software especial para encontrarem supernovas nas imagens que faziam, para que o processo da descoberta fosse mais eficiente. Se minha memória visual anda em dia, acho que foi ele quem mostrou como trabalham o processo de descoberta das supernovas.

    Aliás, achei a série muito bem produzida, atual, vibrante, abrangente. Até fiquei sabendo de uma outra teoria para explicar o surgimento do universo, concorrente do Bing Bang, que não deixa de ser muito interessante.

  2. Ainda não é desta que dão o Nobel ao Mayor e ao Marcy pela descoberta dos primeiros planetas fora do Sistema Solar. Já foi em 95.

    • Ana Guerreiro Pereira on 04/10/2011 at 14:33
    • Responder

    Tenho de confessar que estou triste com o caso do Nobel da Medicina, que faleceu 3 dias antes de o ir receber 🙁 O Nobel é pelo seu contributo na compreensão do sistema imunitário. E ele faleceu de… cancro no pâncreas :'( Cruel ironia. 🙁

    1. Ainda assim a investigação dele permitiu-lhe prolongar a própria vida, mas não o suficiente… 🙁

  1. […] Nobel Prize in Physics 2011 was awarded “for the discovery of the accelerating expansion of the Universe through observations of distant supe…“ with one half to Saul Perlmutter and the other half jointly to Brian P. Schmidt and Adam […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights