Nuvens de Perseus

A APOD de hoje traz-nos as nuvens de gás e poeira que se vêem na direcção da constelação de Perseus.
Na esquerda vê-se a vermelha NGC 1499, a Nebulosa da Califórnia, que é um efeito da luminosa estrela azul Xi Persei, que se encontra do seu lado direito.
A seguir vê-se o enxame de estrelas IC 348, e logo a seguir, à direita, encontra-se a Nebulosa do Fantasma Voador.
Em cima na direita encontra-se a NGC 1333.

Para verem uma imagem muito maior, cliquem aqui.

1. Bastante bonita 😀

O espaço têm sítios mesmo maravilhosos

2. Carlos, a cor avermelhada desta nebulosa está relacionada à baixas temperaturas?

Abraço.

1. Sinceramente, não sei.

A estrela perto tem temperaturas altas.

Mas na APOD só diz isto:
      “its characteristic glow of atomic hydrogen gas is powered by ultraviolet light from luminous blue star Xi Persei immediately to the nebula’s right.”

• Cavalcanti on 26/10/2011 at 05:37

Conversei com um físico sobre esta dúvida e o mesmo sanou-as. Transcrevo aqui um trecho do email:

“A cor da Nebulosa NGC 1499 deve-se, principalmente, à emissão de luz das linhas H alfa e H beta, com comprimentos de onda de, respectivamente, 656 (vermelho) e 486 (azul) nanometros, pertencentes à série de Balmer. A nebulosa em si nao tem estrelas; antes, recebe luz da estrela Xi Persei, o que excita os elétrons dos átomos de hidrogênio nela existentes. A desexcitação dos elétrons dá-se mediante a emissão de luz nos comprimentos de onda referidos.”

Ou seja, eu estava enganado até mesmo na dúvida. A cor avermelhada se dá devido à emissão de luz a partir de um determinado comprimento de onda e não suas (altas) ou baixas temperaturas – fenômeno contrário no que se refere aos corpos negros 😉