NASA quer raio de atracção em futuras missões robóticas

«O objectivo é desenvolver uma nova forma de obter amostras de moléculas em situações extremas, como na superfície de outros planetas ou no espaço, quando se tenta recolher substâncias que existem na cauda de um cometa. A NASA financiou três investigadores do Centro Goddard de Voo Espacial, da NASA, com 100.000 dólares (72.700 euros), para estudar três métodos experimentais que consigam fazer isto.»

«“Apesar de ser um pilar da ficção científica, do Star Trek em particular, as armadilhas feitas a partir de lasers não são nada de fantástico ou que esteja para lá do conhecimento tecnológico actual”, disse Paul Styslei num comunicado, o líder do trio que vai desenvolver o projecto. A equipa identificou três formas de conseguir transportar partículas, moléculas únicas, vírus, moléculas da família do ADN, e até células vivas.»

Resto da notícia no Público.

Podem ler mais aqui e aqui (em inglês). E ainda um post anterior sobre a tecnologia do raio de atracção.

1. Coincidentemente, baixei hoje este incrível video no Youtube:

Abraços 😉