Sapos conseguem prever tremores de terra com dias de antecedência

Antes que alguns pseudo imaginem que isto os reivindica, deixem-me relembrar que isto é uma descoberta feita por cientistas, com o patrocínio da NASA.

“A debandada geral de uma colónia de sapos num lago em L’Aquila, Itália, dias antes de um sismo em 2009 surpreendeu uma equipa de investigadores. Depois de anos de estudo concluíram que estes anfíbios conseguem prever os tremores de terra com vários dias de antecedência.
(…) “Foi dramático. Em apenas três dias, a colónia passou de 96 sapos para zero”.
O estudo revela que os sapos “mostraram um comportamento muito pouco habitual antes do sismo de magnitude 6.3 na escala de Richter em L’Aquila, em Itália, a 6 de Abril de 2009”. “Dias antes do sismo, os sapos desapareceram subitamente dos seus locais de reprodução num pequeno lago a 75 quilómetros do epicentro e só regressaram depois de uma série de réplicas”, acrescenta o estudo.
Pouco tempo depois, Rachel Grant foi contactada pela NASA (agência espacial norte-americana), que estudava as alterações químicas que ocorrem quando as rochas estão sob stress extremo.
Com base em testes em laboratório, a equipa de sete investigadores coordenada pelo geofísico Friedemann Freund, da NASA, concluiu que os animais detectam as alterações químicas na água subterrânea, causadas pela libertação de partículas através das rochas na crosta terrestre que estão em tensão, devido às forças tectónicas antes de um sismo. Esta cadeia química pode afectar o material orgânico dissolvido nas águas de um lago, transformando materiais inofensivos em substâncias que são tóxicas para os animais aquáticos (…) os animais que vivem nessas águas ou perto delas são extremamente sensíveis às mudanças na sua composição química. Os investigadores acreditam que biólogos e geólogos podem trabalhar em conjunto para preparar melhor a chegada de um sismo. (…)”

Leiam a notícia completa, aqui.

1. Sem querer parecer pseudo, sou apenas um leigo.

O tempo que o homem demora a aprender com os animais deveria-nos colocar uma maior preocupação para com o planeta e os seres que nele vivem, colocando-os num plano paralelo ao nosso, no fundo o que o Homem tem conseguido é explicar certos comportamentos em animais para depois verificar que esse comportamento é equivalente a tecnologias que desenvolvemos e nalguns casos aproveitamos e melhoramos, em resumo colectamos informação, unificamos e colocamos em prática segundo os nossos padrões. Quando deixaremos de ser colectores? E o que ainda temos para aprender se lhes dermos tempo para que nos ensinem.

2. Só para refrescar a memória, há quase 20 séculos os sapos já eram responsáveis pela “detecção” dos sismos…
    Veja aqui:
    e aqui

; )
    (Sigo à risca a máxima de não levar a vida tão a sério. Ninguém sai vivo dela mesmo…)

1. Desconhecia 😉

Os Chineses são um poço de surpresas 🙂

• Ana Guerreiro Pereira on 03/12/2011 at 01:35

Mais aqui também:

3. fantástico! mas alguns dias antes??? parece inacreditável.

4. mt interessante será q vão pressentir o 2012 tmb? O_o