Quero Saber – extraterrestres

A edição de Janeiro de 2012 – já nas bancas – da revista Quero Saber, convém vários motivos de interesse para quem se interessa por astronomia e astrobiologia.

Na capa aparece um “extraterrestre cinzento”, mas não se assustem. Pode parecer que a revista irá ter vários artigos pseudos, mas a verdade é que lá dentro os artigos são sustentados pelo conhecimento científico e não por mitos.

Não gostei do editorial da directora desta revista.
Segundo ela, OU existem seres inteligentes lançadores de sinais rádio OU então não existe vida.
Esta é uma dicotomia que não faz sentido, já que a grande maioria dos cientistas, astrobiólogos, acreditam na existência de vida extraterrestre… que será vida simples, como nos mostram as evidências científicas na Terra.
Ou seja, o editorial excluiu precisamente a secção mais importante e mais científica da astrobiologia.

Curiosamente, ao lado do Editorial, está o conselho científico da revista, que inclui um astrónomo, um químico, um físico, e uma bióloga. OU ninguém notou o erro do editorial OU então não lhes foi pedida uma revisão do texto.

Nas páginas seguintes aparecem uma grande imagem do rover Curiosity e uma foto à Lua feita pelo nosso colaborador Miguel Claro.

Na página 28 começam os artigos realmente interessantes sobre esta temática: radio-telescópios, equação de Drake, exoplanetas, SETI, Arecibo, Marte, Europa, Encélado, Titã, etc.

Na página 29, fiquei com 2 dúvidas de português:
– escreveram: “planetas extrassolares”. Nunca tinha visto escrito “extrassolares”. Esta forma é correcta?
– chamam à “Goldilocks Zone” de “Caracóis de Ouro”. Eu percebo a tradução literal, mas sinceramente penso que não faz qualquer sentido porem essa tradução literal em português.

Na página 31 está uma boa entrevista ao conhecido Phil Plait, em que, curiosamente, ele diz precisamente que se encontrarmos vida extraterrestre, ela será provavelmente simples.

Na página 32, fala do ponto de exclamação cósmico.

Na página 33, explicam a missão JUNO a Júpiter, e os halos solares.

Na página 34, falam de colisões entre asteróides e na página seguinte apontam algumas diferenças entre cometas e asteróides.

Na página 36, fala-se dos planetas do nosso sistema solar, como se define planeta, e como se formam os planetas (p. 37).
A página 38 é dedicada a planetas extrasolares. Dão alguns exemplos de exoplanetas nos extremos: o maior, o mais quente, etc. Um facto curioso é lá dizer que o exoplaneta mais pequeno conhecido é o Kepler-10b, mas já não é, o que expõe a velocidade das descobertas na astronomia. Aliás, a bem da verdade, o exoplaneta PSR B1257+12A é que é o planeta mais pequeno de sempre, e já é conhecido desde 1994. O problema é que este está em órbita de um pulsar, e o Kepler-20e é o mais pequeno a orbitar uma estrela similar ao Sol.
Um erro na página 39 é, dando o exemplo do sistema de Gliese 581, dizerem que a letra no final do nome dos planetas se deve à ordem dos planetas em termos de distância à estrela. Ora, isto não é verdade. A verdade é que a última letra nos nomes se deve à ordem de descoberta do planeta. O 1º planeta a ser descoberto em volta de uma estrela, recebe o nome da estrela seguido de “b”. O 2º planeta a ser descoberto recebe o nome da estrela seguido de “c”. E assim sucessivamente… Este erro é tão “banal”, ou seja, tão facilmente detectável, que novamente me pergunto o que se passou para o conselho científico ter deixado passar isto.
A página 39 é a última sobre assuntos astronómicos, e dá-nos os tipos de planetas: terrestre, gigantes gasosos, e planetas-anão.

Na página 96 aparecem algumas opiniões/críticas dos leitores, entre elas de um dos nossos leitores que também costuma comentar por aqui: Nuno Almeida. 😉

Concluindo: penso que não conhecia a revista, talvez porque já saí de Portugal há mais de 10 anos, mas pareceu-me uma revista muito gira e interessante. Em relação a esta edição, achei-a bastante interessante e apelativa, sobretudo nos temas que nos dizem respeito. Daí que a recomendo.

1. Eu sugiro que se chame sempre “exoplanetas” 😀

Assim ninguém anda à porrada 🙂

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 13:36

OH. Sem porrada já não brinco. 😛 😀

1. De acordo 😉

• António Castanheira on 23/12/2011 at 11:50

Estrassolar, a revista está certa:

“1.4. Hifenização
    1.4.1. Supressão do hífen
    O hífen é eliminado nos seguintes casos:
    — Quando as palavras formadas por prefixos ou falsos prefixos terminam em
    vogal e o segundo elemento começa por «r» ou «s», duplicando-se a
    consoante

Ex. Ultrassecreto, Contrarreação, Antirrevolucionário”

Não me perguntem se estou de acordo, porque não estou, mas serei obrigado a usar estas regras daqui a 2 semanas, portanto, já vou estando atento…

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 13:13

Pois, mas tb encontrei isto:

“Só se usa hífen após o prefixo “extra” se a palavra seguinte começar por vogal, “h”, “r” ou “s”, como em:

extra-amazónico, extra-embrionário, extra-escolar, extra-ocular, extra-hospitalar, extra-humano, extra-regulamentar, extra-renal, extra-seco, extra-solar.”

2. Não estou a par das novas regras, mas em uma busca pelo Google “extrassolares” aparece em muitos resultados de paginas brasileiras …. mas ainda assim nosso amigo sugere “Você quis dizer: “extra solares””.

3. ola carlos!
    é muito interessante esta analise que fazes à Quero Saber.
    Como falámos no sabado a capa nao tem nada a ver com o interior, mas chamativa, pois foi o que me levou a desfolha-la e a comprar!
    um abraço

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 12:35

A Capa tem um pouco a ver com o interior 😀 porque o próprio interior é chamativo, com títulos e imagens por vezes sensacionalistas. Mas como já disse acima, concordo que os textos são correctos, tirando um ou outro erro, e muito acessíveis para quem não fala cientifiquês 😀

1. Pois Ismael, eu só comprei a revista porque tu e o Paulo Sanches fizeram referência a isso no encontro de Viseu 😉

Obrigado 😉

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 00:44

Caracóis de Ouro? LOOOL 😀 não está entre aspas nem nada?… 😛 LOOOOOL!

O conselho científico não é consultado. Se fossem consultados não deixavam passar nem os erros no editorial nem os caracóis de ouro… nem chamavam fofas às estruturas do maior planeta extrasolar. Que eu saiba escreve-se extra-solar. Ou extrasolar. Nunca vi extrassolar, nem o google… 😀

Infelizmente o conselho cientifico está ali só para enfeitar. 🙁

Tb leio a Quero Saber e gosto no geral. Acho-a um pouco sensacionalista e exagerada nos títulos, mas o conteúdo é correcto. É uma forma de chamar a atenção, mas podem passar por pseudos por isso mesmo…
    Não gosto da “arrumação” das páginas, estão demasiado cheias e sem espaços vazios, cansa a vista.
    Tb não gosto do facto de fazerem pompa e circunstância com os títulos chamativos e depois o texto que lhes dá o mote é uma coisa pequena e pouco desenvolvida.

No entanto, penso que para o tipo de público que se pretende conquistar e tendo em conta que nem todos falam leiguês, é uma revista interessante, acessível e correcta. Continuo a preferir a super-interessante, mas reconheço que a Quero Saber é mais fácil de ler e passivel de ser entendida ou chamar a atenção do público mais leigo.

Eu costumo comprar e ler. E fico aconchegada. 🙂 Embora pessoalmente não goste de titulos sensacionalistas e irrealistas, pois acabam por pecar por falta de objectividade. Mas os conteúdos estão correctos.

Contudo, trata-se de uma tradução da revista original… nada contra, somente gostava que fosse original, pronto, LOL. Já era tempo de ter uma que fosse da lavra portuguesa e não meras traduções.

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 00:49

Que nem todos falam cientifiquês, era o que eu queria dizer no lugar de leiguês… 😛 sorry.

4. “escreveram: “planetas extrassolares”. Nunca tinha visto escrito “extrassolares”. Esta forma é correcta?”

Sim, Carlos. Não sou formado em Letras, mas permita-me esclarecer (se existir alguém formado na área a ler este comentário, favor confirmar ou refutar 😉 ): de acordo com a Nova Reforma Ortográfica obrigatória para países cujo idioma oficial é o português, adjetivos anteriormente compostos como esse, em questão, escritos no plural (exemplo: extra-solares) ficará, de acordo com este Novo Acordo Ortográfico, na forma simples, sendo agora correto escrever: extrassolares.

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 00:47

Cavalcanti, atenção que mesmo com o Novo Acordo Ortográfico (como lhe chamamos aqui) há diferenças na grafia de algumas palavras. Vocês no Brasil vão escrever fatos, por ex, e nós aqui escrevemos factos e fatos. Há algumas diferenças. Não estou a par das alterações porque sou teimosa e não aceito o novo AO 😛 e pq vou aprendendo devagarinho. Mas não encontrei extrassolares em lado nenhum. Encontro extra-solares e, agora, extrasolares. :/

• Cavalcanti on 23/12/2011 at 01:58

Eu também, Ana… sou um pouco teimoso (risos) 😉

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 00:51

Usei um conversor para a nova grafia e ele não me converte extra-solar em extrassolar. Mantém o extra-solar… :/

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 00:54

Cá está:

Portanto, a forma correcta é Extra-solar. Não é nem extrasolar (que se leria extrazolar e é espanhol :P) nem extrassolar.

• Cavalcanti on 23/12/2011 at 02:28

Aqui no Brasil, a regra é diferente 😉

• Ana Guerreiro Pereira on 23/12/2011 at 12:33

Mas olhe, eu retirei aquela “regra” de um site brasileiro! 😀

Bah, ca confusão. Qd me for possível eu consulto o livrinho do AO que tenho algures por aqui… não sei onde… qd tirar a dúvida eu digo.

Mas do que estive a ver parece-me q é extra-solar. E já vi astrofisicos dizerem q se escreve extrassolar… :/

BOLAS PARA O AO! 😛 😀

Ah, eu coloquei extra-solar num conversor para AO e continuou extra-solar…

5. Sim esta revista normalmente tem artigos muito interessantes 😉
    Porque razão é que “O 1º planeta a ser descoberto em volta de uma estrela, recebe o nome da estrela seguido de “b”.” e não seguido da letra “a”? 😀
    Abraço!

1. Olá Nuno,

Seguindo a nomenclatura da UAI, a componente mais brilhante de um sistema estelar recebe sempre o sufixo A. Às restantes estrelas do sistema são-lhes atribuídos, respectivamente, os sufixos B, C, D e por aí fora.
      O sistema de nomenclatura dos exoplanetas é uma extensão ao sistema usado para as estrelas. Assim sendo, os exoplanetas são identificados com os mesmos sufixos mas em minúsculas (mantendo-se o A reservado à estrela hospedeira).

• Nuno Almeida on 23/12/2011 at 00:50

Obrigado pela explicação!

Tens 2 explicações 😛

1 – Se tiveres uma mente conspiradora, vês nisso uma forma dos cientistas que também são professores universitários fazerem com que os alunos errem bastante nos exames (porque os alunos pensam que o 1º exoplaneta num sistema é “a”).
      Ou seja, foi tudo para fazer a vida negra aos alunos 😛

2 – Se tiveres uma mente racional, então a explicação está aqui:
      e que o Sérgio já explicou 😉

3. “Na página 96 aparecem algumas opiniões/críticas dos leitores, entre elas de um dos nossos leitores que também costuma comentar por aqui: Nuno Almeida.”

Já agora, fala-se nele… e ele cá aparece 🙂 ehehehe 🙂

4. Nuno, já agora, onde te meteste no sábado passado? 😉

• Nuno Almeida on 23/12/2011 at 14:38

No sábado passado estive com uns amigos e não deu mesmo para aparecer.
        Fica para uma próxima, o reencontro 😀
        Por acaso costumo escrever para a Quero Saber sempre que deteto algo, mas ainda não tinha visto o erro do “Nomes dos Planetas”.
        Gosto desta revista porque abrange muitos temas de que gosto desde o Espaço até à Tecnologia, passando pelos transportes… 😉