Tyson com 2 pensamentos

O famoso Neil deGrasse Tyson deixa-nos 2 pensamentos: um é profundamente cósmico, e o outro é fascinantemente perturbador.

Uma pequena conversa a não perder.
Deveriam ser dois pensamentos “básicos” e intuitivos, para todos aqueles que gostam de astronomia e para aqueles que se interessam pela vida no Universo.

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. De facto não é nada de novo. E provavelmente algures essa especie exite se bem que eu tenha dúvidas em relação aos 1%, não pela inteligencia, mas porque muito DNA que temos é como é pela nossa história evolutiva que não precisa de se repetir. Quanto à panspermia idem. Mas o Tyson tem uma maneira única de expor as coisas que me deixou colado até ao fim. Vale a pena.

  2. Este cavalheiro é bastante lúcido e deliciosamente divertido!

  3. Gosto de todas as palestras que o deGrasse ministra. Além da desenvoltura (leia-se: naturalidade), o mesmo possui relativa facilidade (e humor aguçado) em transferir ao público em geral assuntos científicos que, às vezes, nós, profissionais das Ciências Exatas, não conseguimos repassar.

    Sobre os temas abordados no video, é ímpar salientar dois aspectos interessantes:

    Aspecto 1) deGrasse mostra com clareza acerca da importância de se investir em programas de Astronomia. De modo particular, eu defendia a ideia, entre colegas, de que somente os programas espaciais que detectavam NEO’s deveriam obter recursos tanto governamentais quanto privados; e

    Aspecto 2) Sobre a questão da semelhança genética entre homens e chimpanzés (que o deGrasse reafirma como sendo de 1%), apenas uma ressalva: um estudo mais recente aponta essa diferença genética pelo menos dez vezes maior do que se imaginava. De acordo com o artigo publicado na Nature pelo biólogo Arcadi Navarro – junto com outros pesquisadores – (não me recordo exatamente a data nem o título do artigo), homens e chimpanzés diferenciam geneticamente em um pouco mais de 10%. Essa questão da similaridade genética entre o chimpanzé e o homem de 1% dar-se-á na comparação de 97 genes dos respectivos genomas. Entretanto, o genoma humano contém, nos seus 46 cromossomos, cerca de 20.000 genes. O chimpanzé, com seus 48 cromossomos, certamente possuirá um número maior de genes. Vale ressaltar que mesmo considerando uma diferença genética de 1%, estamos falando de 30 milhões de pares de bases diferentes entre o homem e o macaco – número que fica pouco evidenciável quando o transformamos em porcentagem.

    Como sou do ramo da Engenharia Química e não da Biologia (ou Engenharia Biológica), pra não falar mais baboseiras, creio eu o Dário ou o Carlos Oliveira os mais qualificados em darem continuidade acerca desse tema – ou refutar.

  4. O Tyson tem o dom da palavra. Reflexão muito interessante.

  5. Gosto do orador, mas ha coisas que eu discordo um pouco… por exemplo se esse tal extraterrestre se encontra-se connosco, haveria uma linguagem comum, como e ele referiu os elemntos quimicos, a matematica.
    A estrtura do ser humano esta baseada na cultura: aquilo que o newton descobriu damos agora na escola secundaria. O que o Einstein descobriu, tambem e’ abordado a na escola ou universidade.Na altura era “Rocket Cience”. Agora, trivial. E evoluimos.

    Eu acho que o ser humano ja passou o ponto de nao retorno em termos de comunicacao com extraterrestres. Serao eles mais evoluidos? para ca chegarem, tem de ser de certeza! mas para o serem tambem concerteza tiveram que descobrir a relatividade. E os motores intergalacticos e os worm holes.

    Relembro a placa que foi deixada na Voyager
    http://en.wikipedia.org/wiki/Pioneer_plaque
    O conceitos transpostos na tal placa sao como a pedra da roseta do universo, em que os simbolos sao substituidos pelos elementos quimicos, que como disse o Tyson, sao comuns e transversais a todo o Universo. E o ET conhece o hidrogenio.

    Terao mais conhecimento? concerteza que sim. Mas tudo baseado na evolucao cultural, acumulacao de conhecimento e nao no instinto animal. Com esses 101% podem ter mais capacidade intelectual, saber os numeros primos ate ao infinito, etc. Mas nos sabemos o que e’ um numero primo, nao sabemos todos, mas sabemos! Nos sabemos o que e’ o hidrogenio.
    Nos sabemos o que e’ o PI.
    Sabemos tudo? nao. Deem-nos tempo para estabelecer a Teoria unificada, das super cordas, para saber o que esta por detras do horizonte do conhecimento de um buraco negro.

    E’ a minha opiniao!

    1. Isso tem a limitação de imaginar ETs como nós (incluindo no tipo de inteligência), simplesmente mais sabedores.

      Mas o certo é que nós podemos ser formigas para eles… ou seja, inteligência e comunicação completamente diferente da nossa… e por mais que tentemos, nunca teremos capacidade para os entender… nem sequer para perceber o que são eles 😉
      http://www.astropt.org/2010/02/11/formigas-extraterrestres/

      abraços

        • jose brito on 12/01/2012 at 00:32

        Ok, vejamos, as formigas sao baseadas em carbono, partilhando com o universo, os tijolos sao carbono, hidrogenio, oxigenio, azoto.
        Mas nao sabem o que sao esses elementos, apesar de os usarem de todas as formas como nos.

        Eu posso pisar uma formiga, interagi com ela. Se calhar ela nao tem o entendimento de saber que foi pisada por um humano, se calhar, no minusculo cerebro da formiga aconteceu qq coisa… um Act of “God”.
        Se a formiga tivesse um detector de seres baseado em carbono, poderia saber que foi um outro ser.

        Ok, um ET pode criar um furacao, o tal Act of God . Os furacoes sao massas de ar quente em circulacao que ganham forca e direcao por fenomenos fisicos ainda mais ou menos estudados ( o tal fenomeno cultural, pois temos estado a estuda-los). Imaginemos que nao. Que e’ um raio de radiacao estranha ( ainda indetectada) de um ET, que mais ou menos distante da Terra tem interesse em ver-nos desesperados.
        Ate pode ser! mas la esta, esse ET, que pode lancar actos malevolos (mas tecnicamente superiores) aprendeu-os a fazer.

        Se o ET e’ tao superior que seremos formigas para eles, e se o ET e’ invisivel para nos, mas se o ET tem os mesmos tijolos tem massa, todas as forcas do universo que nos regem, tambem os regem a eles!!!
        Todo esse mecanismo que permite ser invisivel sera um exemplo de cultura obtida atraves de conhecimento cientifico!!!

        Ate pode ser que haja lesmas com poderes telequineticos no universo. Mas a base da comunicacao sao os tais tijolos e a matematica.

        Se um ET chegar e disser olha, o combustivel do motor que nos trouxe aqui e’ o hidrogenio, toda a gente sabe o que e’ o hidrogenio! construir o motor e’ cultura!
        Ou entao, disse o nosso motor e’ feito com o material com Numero atomico 153! E nos diriamos “olha, ainda vamos no 118 e dura tao pouco tempo! como fizeram para estabilizar o atomo?”

        Em relacao ‘a comunicacao, e’ simples:
        Eu nao falo russo, mas se escrever 1+1=?, de certeza que o russo vai entender o que eu quero dizer.
        Porque digo russo e nao um indio da amazonia, porque se calhar este nao entende o meu simbolo 1, mas concerteza ela conhece o conceito do 1 ( 1 macaco, um peixe, etc).

        O ET conhece esse conceito e sendo superior, conhece H,He,N,C e todos os outros elementos, com os simbolos deles.

        Conseguiria a formiga fazer a ponte entre tais conceitos? acho que nao! 🙂

        Se assim nao for, talvez outro tipo de respostas possa ser encontrado no estudo do “divino” ou dos universos paralelos! 🙂

        Abracos!

      1. A formiga não teria o conceito de humano.

        Mesmo entre humanos, não é possivel transmitir alguns conceitos, como por exemplo roubar, quando se teve contacto com os Aborigenes.

        Tribos que comuniquem por tambor, tiveram evoluçao cultural semelhante à nossa, mas deve concordar que é impossivel explicar-lhes o telemovel, já que lhes faltam muitos conceitos (desde tecnologia a ciência) .

        E estamos a falar de seres com uma evoluçao semelhante à nossa, no mesmo planeta.Não de seres completamente diferentes de nós, inclusivé em termos de inteligencia.
        Se mesmo com inteligencia humana, nao é possivel comunicar eficazmente, muito pior será com inteligencia não-humana.

        abraços

  6. LINDO!!!

  7. Não vejo a hora de o Tyson apresentar o remake de Cosmos! 😀
    http://www.wired.com/geekdad/2011/08/cosmos-to-get-a-sequel-hosted-by-neil-degrasse-tyson/
    Ele tem quase o mesmo poder de reflexão humanista e filosófica do Carl; e com uma boa dose de humor consegue popularizar a Ciência com louvor!

    Nunca tinha pensando nesses ~1% por esse lado…fugindo um pouco do âmbito da astronomia/astrobiologia e indo para a filosofia do direito, isso daria uma boa reflexão na questão de direitos dos animais…por que apenas nós e não eles teriam direitos reconhecidos? Uma criança sendo menos consciente do mundo não tem menos direitos do que um ser humano adulto.
    Esse “pensamento perturbador” do Tyson daria uma tarde inteira de reflexão uahahha

  8. Estes doze minutos de conhecimento e suposição, valem mais do que uma vida inteira de “toda a verdade”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights