Dia da Lembrança

A NASA celebrou o Dia da Lembrança, que é uma ocasião para homenagear os 17 astronautas que morreram na exploração espacial.

Os astronautas da Apollo 1 (Virgil I. “Gus” Grissom, Edward H. White II, Roger B. Chaffee) morreram a 27 de Janeiro de 1967.

Os astronautas do Challenger (Ellison Onizuka, Michael Smith, Christa McAuliffe, Dick Scobee, Gregory Jarvis, Judith Resnick, Ronald McNair) morreram a 28 de Janeiro de 1986.

Os astronautas do Columbia (David Brown, Rick Husband, Laurel Clark, Kalpana Chawla, Michael Anderson, William McCool, Ilan Ramon) morreram a 1 de Fevereiro de 2003.

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Não morreram só 17; este foi o número do lado dos EUA ( e sem contar outros que morreram em treinos).

  2. Concordo plenamente com tudo o que foi colocado neste seu perfeito esclarecimento. As pessoas que procuram se informar a respeito disso, defendem os gastos com estas missões espaciais, mas infelizmente há muita gente desinformada, que não sabe realmente do que está falando.

    Bom….Quanto às guerras e ao dinheiro gasto para salvar os bancos, se pudesse ser usado de forma mais humanitária, não só daria para financiar ainda mais as missões, como também ajudar a diminuir a fome em vários países da África, por exemplo.

    Eu tenho uma visão que seria parecida com a daquele considerado um sonhador, na música “Imagine”, de John Lennon. Acho que por enquanto só dá mesmo pra sonhar com o mundo citado na música, em que não teríamos países propriamente ditos, muito menos religiões.

    Provavelmente em Portugal e no mundo, vocês nunca devem ter ouvido falar em um cantor brasileiro, chamado Raul Seixas, que escreveu uma letra, dizendo assim:

    “Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”.

    Quem sabe um dia estaremos evoluídos a este ponto, afinal, houve um tempo em que Rússia e EUA competiam no espaço, e olha que bacana ver hoje os americanos pegando carona nas Soyuz, e se abraçando nos encontros na ISS.

    Ah…Obrigado pelo link. Quando algum(a) aluno(a) me questionar sobre isso, vou indicar esta postagem.

    Abraço.

  3. Complemento este comentário, dizendo que essa questão dos gastos com missões espaciais é uma falsa questão.
    Por várias razões, entre elas:
    – um dia de guerra no Iraque dava para uma missão de rovers a Marte.
    – o “bailout” ($$ dado aos bancos para os “salvarem”) foi superior a todos os orçamentos da NASA, somados, dos últimos 50 anos. (realço a palavra: somados)
    – as missões espaciais mudaram o mundo onde vivemos e a forma como vivemos nele. As pessoas todos os dias usam dezenas de vezes os frutos dessa exploração espacial. Infelizmente, nem se dão conta. A exploração espacial dá às pessoas milhares de vezes mais em vantagens do que o seu custo.
    http://www.astropt.org/category/vantagens-da-exploracao-espacial/

    abraços

  4. Eu estou com Stephen Hawking, quando ele diz que nós, humanos, devemos, mais cedo ou mais tarde, buscar um jeito de escapar da Terra.
    Se já está provado que um dia o nosso planeta será tragado pela expansão do Sol, mesmo que isto venha a ocorrer, como sabemos, somente daqui a bilhões de anos, por que não iniciarmos desde já, algumas tentativas de buscar uma saída.

    Vejo pessoas criticando os gastos com estas missões espaciais, alegando que temos coisas mais importantes para cuidar aqui mesmo no nosso planeta, mas acho que elas não têm noção do que elas representam.

    Pra mim, estes que morreram são heróis da humanidade. Imagina quantos navegantes, em tentativas com navios menores, não perderam suas vidas no mar, até que Colombo conseguisse chegar à América. Será que não valeu a pena?

  5. Se considerarmos a exploração espacial com o inicio dos lançamentos dos primeiros foguetes com combustível liquido isto no longínquo ano de 1926, já lá vão 86 anos e se apenas considerarmos quando o homem se envolveu dentro da máquina já lá vão pelo menos 50 anos percorreram-se milhões de quilómetros e morreram 17 pessoas, poderia ter acrescentado (com o devido respeito para com as famílias) um, apenas, este apenas porque estamos (humanidade) a iniciar uma exploração onde os perigos são imensos, como se não bastasse só aquele em que os astronautas dos Shuttle se sentam sobre toneladas de combustível altamente inflamável, a todos eles o meu obrigado pelo que foram tornando possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights