Micro-Universo

Clemens Wirth uniu-se à Radium Audio para produzir estes vídeos fantásticos sobre todo um universo à nossa volta que nem reparamos.
Tudo nestes vídeos passa-se na realidade. Nada disto são animações de computador.

Mas Wirth foi ainda mais longe, e começou a filmar com a ajuda de microscópios:

Vou acabar isto com uma menção a extraterrestres.
Para se imaginar extraterrestres, com muito pouca imaginação, basta pegar nesta vida pequena (pelos parâmetros humanos) ou microscópica que existe na Terra, e ampliarem-na alguns milhares de vezes, e pronto, temos logo extraterrestres aterrorizadores (como fizeram no filme Starship Troopers).
Os extraterrestres reais serão certamente algo muito para além desta nossa imaginação bastante limitada 😉

1. Será possível que a vida extraterrestre seja algo muito, mas mesmo muito diferente, do que nós imaginamos? Algo que não seja baseado no carbono, por exemplo? Se considerarmos que o oxigénio é um elemento altamente oxidante, logo tóxico para a vida em geral e no entanto é usado como combustível celular… Não poderá a vida noutro lugar ter evoluído de modo a usar outros elementos que na Terra são considerados inúteis? Ou ter assumido outras formas (estou a lembrar-me de um episódio de Star Trek em que os extraterrestres tinham dimensões quse planetárias e eram feitos de gás interestelar – sei que é ficção científica, mas acho que a vida é capaz de ser muito mais diversificada do que qualquer coisa que nós possamos imaginar…).

Carla Graça