Vidro em Marte

Na parte norte do planeta Marte encontraram-se enormes regiões com vidro – campos escurecidos de “dunas de vidro” que ocupam grande parte do hemisfério norte do planeta, similares ao que se vêem na Islândia.
Antigos vulcões em Marte terão forjado este vidro na superfície de Marte. Quando o magma arrefece bastante depressa, provavelmente devido ao contacto com água ou neve, solidifica, formando-se vidro vulcânico que terá a forma de grãos de areia – areia de vidro. Se isto for certo, então estas zonas têm maiores probabilidades de terem vida microbiana, devido à abundância de substâncias químicas.

Leiam na New Scientist, Astrobiology Magazine, e artigo científico.

Pode ser coincidência temporal, mas desde que o poder político-económico decidiu não enviar mais rovers para Marte, que as notícias de possível vida em Marte têm aumentado…

15 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Nota:
    Desculpe o pai natal existe(meu pai)sem ele concerteza não eataria neste forum.
    Abraços.
    Gorbi.

    1. O seu pai existe.
      Já o Pai Natal, definido como um homem de barbas brancas que anda de casa em casa na noite de Natal, a entrar pela chaminé, e a deixar prendas em todas as casas, esse não existe 😉
      http://www.astropt.org/2009/12/25/a-fisica-do-pai-natal/

        • Cavalcanti on 18/05/2012 at 16:26

        Perdoem-me,

        Mas eu sou o Papai Noel. Abaixo, uma imagem que prova isso:

        http://ctrlpels.blogspot.com.br/2010/12/maldade-natalina.html

        Abraços! 😉

  2. Peço desculpa a insistência e o que vou afirmar! O Carlos diz que vejo as coisas de um prima religioso,mas eu acho que é exactamente ao contrário ,porque a religião católica e não
    só sempre considerou a Terra como o centro do universo e como tal penso que esta posição não está sendo assumida por mim,mas sim pelo contrário.Penso também que este Blog
    (o melhor blog de astronomia em Portugal)visa simplesmente trocar ideias e não julgar quem tem razão ou quem não tem(espero que assim seja).
    Gorbi.

    1. Ser a religião católica ou outra qualquer é absolutamente irrelevante para esta discussão.
      Prisma religioso é afirmar algo sem ter provas. A ciência não afirma nada até ter essas evidências.
      Logo, o que o Gorbi tem dito é argumento de uma forma religiosa.

      Quanto à Terra não ser o centro do Universo, e por isso no seu entender então não deverá ser o único sítio com vida, é um argumento que se aceita. Aliás, chama-se a isso Princípio da Mediocridade, que é um princípio largamente aceite pelos cientistas. No entanto, é um princípio filosófico e não científico 😉

      Eu próprio sigo esse Princípio da Mediocridade, e eu próprio considero que a vida está espalhada pelo Universo. Mas isto são somente crenças minhas. Não tenho quaisquer evidências para isso. Daí que isto que eu penso, não é ciência. E o que eu acredito é absolutamente irrelevante para a realidade do Universo.

      Claro que pode haver troca de ideias, mas este é um local em que se transmite conhecimento, e como tal, sim, julga-se com base nesse conhecimento.
      Quem diz que 2 + 2 = 4, está certo. Quem diz que 2 + 2 = 7658, está errado.

      abraços!

  3. Qando falo de vida em Marte não estou concerteza a falar de homenzihos verdes obviamente!
    Não sou adepto da teotia da conspiração nem de qualquer tipo de religião relacionada com ET´S ,mas quando se fala em formas de vida não se pode centralizar as evidências no meio em que estamos inceridos,porque é perfeitamente redicúlo ,sendo a terra um espaço tão pequeno em relação a todo o cosmos.É preciso pensar que a vida não teve origem neste planeta.Digo mais ,á quem diga que é preciso detectál-los para depois dizermos ,sim realmente existe vida fora do nosso planeta,agora também ponho a seguinte questão .Será
    que coseguiria-mos defenir uma forma de vida com por exemplo 20 milões de anos avançada em relação a nós, acho pouco provavel .Comunicar com esta civilização seria o mesmo que tentar-mos comunicar com as primeiras formas de vida que existiram na Terra ou seja o nosso proprio cerebro não era capaz de descodificar tal forma de vida
    porque seria algo que fugiria completamente a todas as definições e conceitos de vida
    que habitualmente conhecemos.

    1. “nem de qualquer tipo de religião relacionada com ET´S”

      O certo é que quando afirma a existência de algo sem provas, está realmente a entrar para a área religiosa, e a sair da ciência.

      “quando se fala em formas de vida não se pode centralizar as evidências no meio em que estamos inceridos”

      Já expliquei esta parte noutros artigos, com o exemplo das chaves. Sugiro que leia esses artigos 😉

      “É preciso pensar que a vida não teve origem neste planeta.”

      Mais uma frase totalmente religiosa, já que as evidências científicas actuais mostram o contrário.

      “Será que coseguiria-mos defenir uma forma de vida com por exemplo 20 milões de anos avançada em relação a nós, acho pouco provavel .Comunicar com esta civilização seria o mesmo que tentar-mos comunicar com as primeiras formas de vida que existiram na Terra ou seja o nosso proprio cerebro não era capaz de descodificar tal forma de vida porque seria algo que fugiria completamente a todas as definições e conceitos de vida que habitualmente conhecemos.”

      Totalmente de acordo.
      Mas não pode assumir que existem só porque não os consegue detectar.
      Seria o mesmo que provar a existência do Pai Natal, com o argumento de que não o consegue ver.

      abraços!

  4. Sinto muito por quem espera evidências de vida em Marte, mas seguindo a lógica da vida na Terra, a melhor aposta é que NÃO HÁ vida em Marte, nem nunca houve.

    Como se vê na Terra, a vida não pára nas bactérias. Ela evolui e se espalha, conquistando até os locais mais improváveis. E a vida da Terra não poderia ser destruída, nem por uma guerra nuclear (por isso digo que nunca houve vida em Marte. Se existiu um dia, ainda estaria lá).

    Mas tudo o que as fotos de Marte mostram são lugares inóspitos. Se a vida existisse em Marte, veríamos sinais claros disso. E não é o caso.

    Na melhor das hipóteses, e isso seria muito estranho, a vida teria acabado de surgir (há apenas alguns milhões de anos atrás) em Marte, e por isso, AINDA estaria limitada a bactérias vivendo abaixo da superfície.

    Mas acho mais fácil que estejamos sendo visitados por discos voadores de que tenha vida “recém-surgida” em Marte.

    Não sou cientista, mas acho minha lógica acertada (talvez não a parte dos discos voadores). 🙂

  5. O mesmo deveria dizer em relação ao atomo ,nunca nimguém o tinha visto mas a teoria já era aceite!Sabe que nome terá a religião daqui a uns bons aninhos”Ciência”!

    1. Sugiro que leia as evidências e observações que deram azo ao átomo, em vez de dar exemplos sem nexo.

      Quanto à última frase, só por brincadeira é que pode dizer uma coisa dessas!
      A religião não se baseia em observações objectivas, em hipóteses, em experimentação, em previsões, em conclusões, e em novas hipóteses com base nessas observações.
      Logo, a religião NUNCA poderá ser ciência.

      Enfim… por favor pense antes de escrever comentários, porque eu não quero perder mais tempo com este tipo de comentários.

  6. Está completamente enganado,não se trata de uma crença mas sim de uma lógica muito simples !Se somos constituídos por elementos comuns a todo o universo,como pode chamar a isto crença e não conhecimento cientifico?

    1. Conhecimento científico é detectar essa vida extraterrestre. Esse é o trabalho dos astrobiólogos. isto é o que fazem os cientistas.

      Dizer que existe, que não se tem dúvidas, sem ter qualquer prova, isso é pura crença. Isso é o que fazem os crentes religiosos e New Age.

  7. Não entendo o porquê de tanta dúvida se existe vida em Marte.Claro que existe vida em Marte,
    disso não tenho absolutamente dúvida nenhuma!Assim como todo o universo está repleto de vida.

    1. Isso é uma pura crença sua, contrária a todo o conhecimento que se tem actualmente do assunto.

  8. “Pode ser coincidência temporal, mas desde que o poder político-económico decidiu não enviar mais rovers para Marte, que as notícias de possível vida em Marte têm aumentado…”

    Talvez não. Provavelmente essas informações já existiam mas nunca lhes tinham dado grande importância e agora com os cancelamentos das missões espaciais, muitas informações que tenham algo que possa indicar uma leve presença de vida são reveladas como forma de pressão. Mas pode ser tudo uma coincidência e eu estar aqui a fazer uma grande conspiração contra os institutos de investigação científica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights