Primeiro lançamento comercial do H-2A

Duas horas e meia após o lançamento desde Plesetsk na Rússia, o segundo lançamento previsto para o dia 17 de Maio tinha lugar no Japão.

Esta foi a primeira missão comercial do foguetão H-2A ao colocar em órbita quatro satélites. A missão F21 foi lançada às 1639UTC do dia 17 de Maio de 2012 com um foguetão H-2A/202 a colocar em órbita os satélites Shizuku (GCOM-W1), Arirang-3 (Kompsat-3), SDS-4 e Horyu-2. O lançamento foi levado a cabo desde a Plataforma LP1 do Complexo de Lançamento Yoshinobu.

O satélite Shizuku, ou GCOM-W1, foi desenvolvido pela agência espacial japonesa JAXA e tem como objectivo permitir uma observação em escala global dos parâmetros geofísicos para atestar sobre as alterações globais e mecanismos de circulação. A missão do satélite terá uma duração de 10 a 15 anos.

O programa GCOM é composto por duas séries de satélites, sendo os satélites GCOM-W para observação das alterações da circulação da água e os satélites GCOM-C para observar as alterações do clima.

O satélite Arirang-3, ou Kompsat-3, foi desenvolvido pela agência espacial coreana KARI e tem como objectivo o desenvolvimento e maturação do hardware utilizando tecnologia obtida através do projecto Kompsat-1 e Kompsat-2 para assim se conseguir cumprir a demanda da Coreia do Sul de serviços de satélite e formar uma tecnologia ao nível mundial.

O pequeno SDS-4 (Small Demonstration Satellite-4) será utilizado para validar várias tecnologias e o satélite Horyu-2 irá testar um sistema de painéis solares de alta-voltagem. Ambos os satélites foram desenvolvidos por universidades.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.