Nuvens Escuras na Águia

Esta região, na direcção da constelação da Águia, chama-se LDN 673 e encontra-se a 600 anos-luz de distância da Terra.
Estas nebulosas moleculares são constituídas por poeira e são regiões de forte formação de estrelas.

Na imagem, vêem-se também: a nebulosa avermelhada RNO 109 (parte superior esquerda) e o objeto Herbig-Haro HH32 (acima e à direita do centro).

• Renato Cabral on 10/07/2012 at 13:46

Bom Dia Carlos!

Tudo bem com você? Sou um mero curioso e gostaria de aprender com o que você expõe aqui. Estou prestes a adquirir um telescópio, 8″ Meade LX80/203mm, com o fito de começar a aprender alguma coisa sobre o Universo. Por sua apresentação você é um cientista. Sei que você nâo deve ter tempo, mas se puder de alguma forma me ajudar a compreender o que existe lá fora, ficaria muito agradecido. Se você puder me indicar algum livro ou alguma orientação ficarei grato.

Renato Cabral

1. Não cheguei a perceber a sua dúvida…

Quer aprender astronomia… profissionalmente?
      Tem vários posts aqui sobre isso 😉

Quer ser astrónomo amador e fazer observação astronómica?
      Tem aqui no blog uma categoria só para astronomia amadora, outra categoria só para observação astronómica, e vários posts com dicas, recomendações, livros, textos sobre o que comprar (deve começar por perceber o céu a olho nú e a seguir comprar uns bons binóculos), etc… 😉