Faleceu Sir Patrick Moore

A astronomia britânica e mundial está de luto: morreu um dos seus maiores defensores na comunicação social: Sir Patrick Moore. Com 89 anos, Sir Patrick Moore faleceu hoje às 12:25 (hora de Londres) em sua casa em Selsey. Ainda na 2ª feira passada tinha aparecido na televisão, a fazer o que mais gosta: divulgar astronomia.
Ele inspirou toda uma geração de jovens, sobretudo britânicos, a seguirem a ciência em geral e a astronomia em particular. Grande parte dos milhares de astrónomos amadores britânicos devem a sua paixão a Sir Patrick.

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • António Castanheira on 10/12/2012 at 11:31
    • Responder

    É em larga medida devido a Patrick (e a Sagan) que eu fui astronómo amador e continuo por ex., ainda hoje, a seguir e a escrever neste blog.
    A sua obra “Universo em Expansão” (“The Unfolding Universe”) de 1982, foi uma das minhas bíblias durante a fase em que cresceu a minha paixão por astronomia. O livro foi editado em parte para assinalar os 25 anos do lançamento do Sputnik. Na última página Patrick indicava que, na data em que se assinalassem os 50 anos desse lançamento, estaria com 84 anos mas certamente com muito para dizer, pelo que nessa altura publicaria outro livro semelhante.
    Aguardei então mais de duas décadas pelo aparecimento desse livro mas, de que eu tivesse conhecimento, ele não surgiu.
    Patrick Moore tinha uma forma clara, objetiva e descontraída de expôr as suas ideias em texto, neste contexto eu diria que era um mestre único, era apaixonante seguir o seu raciocínio.
    Já na comunicação direta (em TV, por ex.) a minha avaliação não é tão positiva porque, caramba… era mesmo difícil perceber o seu sotaque carregadíssimo!

    So long Patrick

    1. António, ele em 2007, lançou este livro:
      http://www.amazon.co.uk/OUR-UNIVERSE-Facts-Figures-Fun/dp/1904332412

      Não sei é se existe tradução em português… 🙁

      abraços!

  1. o primeiro livro que eu li sobre astronomia foi dele. Era o livro estrelas e planetas, e estou lendo outro livro dele, astronomica.
    é uma pena que ele tenha falecido…

  2. Uma das muitas contribuições, que pode passar desapercebida, de Sir Patrick (Caldwell-) Moore foi o catálogo Caldwell, publicado em 1995 na revista de astronomia amadora Sky&Telescope.
    Análogo em número de objectos (109) ao conhecido catálogo Messier, este tinha como objectivo inicial justamente o oposto: O catálogo Messier originalmente coleccionara objectos a excluir em observações da época (procura por novos cometas no século XVIII), e o catálogo Caldwell conteria objectos complementares as estes para poderem ser observados na nossa época pelos entusiastas do céu que já recorriam ao anterior.
    (O Catálogo Messier só passou a ter 109 objectos durante o séculos XX, quando seis objectos foram adicionados entre 1921 e 1967)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights