Sol como nunca o viram

Um fantástico vídeo feito com imagens do Sol obtidas pelo observatório SDO (Solar Dynamics Observatory) da NASA:

(cliquem em CC, coloquem legendas, e depois escolham traduzir e seleccionem a língua portuguesa)

• Rafaela Kalina on 28/03/2013 at 00:27

Interessante….Isso realmente é muito espantoso e assustador, pois mesmo sem nos darmos conta isso ocorre diariamente sem nem mesmo notarmos !

1. Muito belo e interessante, mas eu sempre acho estranho o céu espacial que sempre é mostrado nestes videos.

1. É mais do que belo, é espantoso. E complexo. Se o problema é o espaço (“céu espacial”) aparecer completamente negro, não é difícil de perceber; para fotografar uma estrela, que é muito brilhante em quase todos os comprimentos de onda, o aparelho deve utilizar filtros poderosos e/ou velocidades de obturador muito rápidas (se é que tem obturador…), o que faz com que as estrelas/galáxias/etc nem sequer apareçam na imagem (são muito pouco brilhantes em comparação).

Espero não estar a dizer asneiras, eu ainda não estudei que tipo de imaging devices eles metem nestes satélites! 😛