Magia Pseudo na Cura de Doenças… que Não Cura

Expensive medicine

Já estamos habituados a ouvir os argumentos dos pseudo e de como é fácil desconstrui-los e, agora, já começamos a ficar habituados com os argumentos de quem acredita no pseudo. Vamos ver o que dizem.

Há quem diga que prefere produtos naturais do que os químicos porque os químicos são… Químicos – associam isso a máquinas infernais, risos diabólicos de cientistas malvados e a nuvens negras a sair de frascos – e que os naturais são bons – e associam-nos a um prado virgem, à aragem fresca e à manufactura por avozinhos.

Em primeiro lugar, a ciência não é sinónimo de produtos químicos – este é o primeiro erro. Segundo, podemos agora pegar nas embalagens dos produtos naturais e ver a sua composição para termos noção de que ali há processos químicos e físicos como filtrações, decantações, secagens, cristalizações, desidratações, etc… tal como nos produtos farmacêuticos. Eu prefiro, antes de falar, saber o que estou a dizer.

Outra ideia é pegar na teoria pseudo e colá-la ad-hoc num argumento contra-ciência. Uma pessoa que não estudou bioquímica terá uma ideia errada de como ela funciona e, então, agarra-se à esperança de que um pensamento simplificado e redutor seja a resposta certa e final. Já ouvi que as doenças são só psicológicas e que podemos curá-las com pensamento positivo, exercício, fazer o que gostamos e consumir produtos naturais – pseudo, claro!

Podemos começar por salientar que um medicamento à base de ervas tem uma componente química, logo estará conspurcado com ciência. É caro e não é psicológico. Gosto de saber que brota em qualquer lugar um licenciado, mestre ou doutor em ciência que percebe muito bem como funcionam os medicamentos e o organismo. Para quê comprimidos se podemos acabar com a sida, tuberculose, hepatite, etc, com anedotas, exercício e ervas? É certo que pensar positivo dá algum resultado e a ciência confirma-o, mas vamos colocá-lo no sítio certo.

Caros pseudo, ouço-vos muitas vezes dizer que a indústria farmacêutica não liberta a cura da Sida para continuar a ganhar dinheiro. Mas já repararam que os produtos homeopáticos são muito mais caros, dão um lucro muito maior – pois não é necessária investigação e porque a água é barata – e nunca ouvi de nenhum que tenha curado a Sida ou hepatite, tuberculose, gripe…