Dinossauros meigos e familiares?

Galinha-Dinosauro. Crédito: funkwood

Galinha-Dinosauro. Crédito: funkwood

Estive a ver um documentário que em Portugal se chama Código Jurássico, onde se fala por exemplo das descobertas revolucionárias sobre o Tiranossauro Rex e o Tricerátopo.
Há quem coloque em causa a grande quantidade de espécies de dinossauros, colocando as diferenças como fases de crescimento.
Há quem defenda que algumas das suas características físicas, como os cornos dianteiros, não eram para combate mas sim para ornamentação e “jogos” de acasalamento.
Discutiu-se que os dinossauros poderiam ser mais amistosos, mais sociais, e mais familiares (cuidam da sua família) do que os filmes nos fazem supôr.

Fiquei agradavelmente surpreso com a muita investigação feita em aves actuais, que se parecem com os antigos dinossauros. E não estou a falar só de características físicas, mas sobretudo as semelhanças genéticas. As aves são descendentes evolutivos dos dinossauros.
Neste caso, falou-se sobretudo do paleontólogo Jack Horner que, em conjunto com outros cientistas, está a tentar “acordar” alguns dos genes adormecidos das galinhas (dentes, cauda, mãos) de modo a “ressuscitar” dinossauros. Chama-se a isto reverse-engineering. Seria na mesma uma galinha, mas uma “galinha modificada“.
Será que dentro de uma década, como ele prevê, poderemos ter os primeiros passos do filme Jurassic Park?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights