Descoberto o primeiro sistema planetário desalinhado sem um Júpiter Quente

Crédito da imagem: Daniel Huber / NASA's Ames Research Center

Crédito da imagem: Daniel Huber / NASA’s Ames Research Center

Uma equipa internacional de astrónomos – onde se inclui o português Tiago Campante – utilizou os dados recolhidos pelo Telescópio Espacial Hubble e descobriu um sistema planetário “desalinhado”.

No nosso sistema solar, os 8 planetas orbitam o Sol no mesmo plano do sistema solar (alinhado ao equador do Sol).
No passado já se tinham descoberto planetas que orbitavam a mesma estrela-mãe em órbitas bastante inclinadas. Mas isso devia-se à existência de um planeta Júpiter Quente próximo da estrela.
Agora, sem a existência desse Júpiter Quente, foi descoberto um sistema planetário onde um dos planetas tem uma órbita bastante inclinada ao redor da estrela Kepler-56. Kepler-56 é uma estrela gigante vermelha, 4 vezes maior que o Sol, 30% mais maciça que o Sol, e que se encontra a 3.000 anos-luz de distância da Terra. Em órbita desta estrela, foram descobertos dois planetas próximos e um terceiro planeta maciço com uma órbita distante. Este planeta distante tem a órbita bastante inclinada em relação aos outros (e ao equador de Kepler-56), provavelmente após um encontro mais violento com outros planetas do sistema.
Curiosamente, a órbita bastante inclinada do planeta maciço também estará a afectar gravitacionalmente a órbita dos planetas mais próximos da estrela, já que essas duas órbitas também não estão alinhadas com o equador estelar.

Leiam o comunicado de imprensa e o artigo científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights