ALMA descobre a Formação de um Sistema Planetário Gigante

Disco de poeira e gás ao redor da estrela HD142527. O círculo na imagem mostra a zona onde existe maior concentração de poeira, o que denota a formação de planetas. Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), NAOJ, Fukagawa et al.

Disco de poeira e gás ao redor da estrela HD 142527. O círculo na imagem mostra a zona onde existe maior concentração de poeira, o que denota a formação de planetas. Crédito: ALMA (ESO/NAOJ/NRAO), NAOJ, Fukagawa et al.

Uma equipa de astrónomos Japoneses utilizou o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) para obter evidências observacionais da formação de um gigantesco sistema planetário ao redor de uma jovem estrela denominada HD 142527.

As imagens do ALMA mostram que o anel de gás e poeira ao redor da estrela é assimétrico. Ao medirem a densidade da poeira, os astrónomos depreenderam que uma das secções desse disco protoplanetário deverá estar a formar planetas. Essa região encontra-se longe da estrela central – cerca de 5 vezes mais longe que a distância entre o Sol e Neptuno.

Esta é a primeira evidência de formação planetária tão longe da estrela-mãe.

Leiam o comunicado de imprensa, aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights