Corrente de gás com mais de 2 milhões de anos-luz de comprimento

Astrónomos utilizando o Observatório de Arecibo detetaram uma ponte de gás (hidrogénio) com 2,6 milhões de anos-luz de comprimento, entre galáxias que distam entre si cerca de 500 milhões de anos-luz.
Esta é a maior corrente de gás alguma vez encontrada.

O investigador principal deste estudo, Dr. Rhys Taylor, disse: “Foi totalmente inesperado. Frequentemente vemos correntes de gás em aglomerados de galáxias, onde há muitas galáxias próximas umas das outras, mas encontrar algo tão longo que não está num aglomerado é inédito.”

Além do comprimento surpreendente da corrente, também é incrível a quantidade de gás existente na corrente: mais do que nas galáxias Via Láctea e Andrómeda combinadas.

Não se sabe como esta incrível corrente foi criada.
Provavelmente, no passado, a grande galáxia passou perto das galáxias menores, e o gás foi-lhe sendo retirado.
Pode também ter acontecido que a grande galáxia passou pelo meio do grupo de galáxias menores, empurrando o gás para fora do grupo de galáxias menores.

Leia o artigo original, aqui, e uma tradução, aqui.

Crédito: Rhys Taylor/Arecibo Galaxy Environment Survey/The Sloan Digital Sky Survey Collaboration.

A ponte de gás (verde) estende-se desde a grande galáxia no canto inferior esquerdo até ao grupo de galáxias no topo. No canto inferior direito, uma outra galáxia próxima tem também uma corrente menor de gás. Crédito: Rhys Taylor/Arecibo Galaxy Environment Survey/The Sloan Digital Sky Survey Collaboration.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights