3 super-Terras descobertas por “robot”

Crédito da ilustração artística: Karen Teramura & BJ Fulton, UH IfA.

Uma equipa de astrónomos descobriu 3 exoplanetas considerados super-Terras em órbita da estrela HD 7924.
HD 7924 é uma estrela anã, do tipo K, com um tamanho de cerca de 3/4 do Sol, que se encontra a somente cerca de 54 anos-luz de distância da Terra.

Em 2009, foi descoberta a super-Terra HD 7924b: tem cerca de 9 vezes mais massa que a Terra, e orbita a estrela em cerca de 5 dias.
Agora, novas observações feitas com a ajuda do Automated Planet Finder Telescope (APF) evidenciam a existência de mais 2 super-Terras: HD 7924c tem cerca de 8 vezes mais massa que a Terra e orbita a estrela em 15 dias, e HD 7924d tem cerca de 6 vezes mais massa que a Terra e orbita a estrela em cerca de 24 dias.

O interessante nestas descobertas é que o APF foi controlado roboticamente. Os astrónomos desenvolveram um software de modo a que o próprio computador controle o instrumento e vá informando da probabilidade da existência de exoplanetas. Assim, enquanto os astrónomos aproveitam a noite para dormir direito, o robot vai controlando as operações.

O APF vai permitir investigar rapidamente (em 2 anos) se existem pequenos planetas em estrelas como o Sol num raio de 100 anos-luz da Terra.

Leiam o comunicado de imprensa e o artigo científico.