M104: a galáxia do Sombrero pelo Hubble

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/sombrero_hubble_11472.jpg

A galáxia do Sombrero pelo Hubble – Crédito da Imagem: Hubble Heritage Team (AURA STScI NASA)

Por que a galáxia do Sombrero se parece dessa forma?

As razões da famosa galáxia M104 ter estas características incluem o incomum e extenso bojo central de estrelas, as escuras trilhas de poeira cósmica que aparecem em disco nas suas bordas e a forma perfilada pela qual vemos esta belíssima galáxia.

Bilhões de estrelas antigas causam o brilho difuso do gigantesco bojo central galáctico. Uma inspeção do núcleo da M104 na foto acima mostram uma quantidade enorme de pontos de luz que na realidade são aglomerados globulares.

O Hubble consegue resolver o rico sistema com cerca de 2.000 aglomerados globulares da M104, uma quantidade maior 10 vezes que a que contamos na nossa Via Láctea. A idade dos aglomerados é similar aos da nossa galáxia, entre 10 a 13 bilhões de anos.

Os espetaculares anéis de poeira da M104 hospedam várias estrelas jovens e brilhantes e mostram também intrincados detalhes que os astrônomos ainda não compreendem completamente.

O núcleo central de Sombrero brilha através de todo o espectro eletromagnético. Os cientistas julgam que no seu centro se hospeda um buraco negro supermassivo com a estimada massa de 1 bilhão de vezes a massa do Sol.

A galáxia do Sombrero reside a 28 milhões de anos luz da Terra e tem um diâmetro de 50.000 anos luz, com uma magnitude aparente de +8. Assim, ela pode ser facilmente visualizada através de telescópios de pequeno porte na direção da constelação de Virgem. Sombrero é um dos mais massivos objetos do aglomerado galáctico de Virgem e abriga o equivalente a 800 bilhões de sóis.

Fontes

Hubblesite: Heritage Project Celebrates Five Years of Harvesting the Best Images from Hubble Space Telescope

APOD: The Sombrero Galaxy from Hubble – Crédito da Imagem: Hubble Heritage Team (AURA/STScI /NASA)

._._.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights