Quando buracos negros colidem

buracos-negros

O que acontece quando dois buracos negros colidem?

Esta simulação em computador criada pelo projeto Simulating Extreme Spacetimes (SXS – Simulando Espaços-Tempo Extremos) mostra o comportamento de dois buracos negros enquanto se aproximam um do outro.
É muito interessante a distorção da luz, a curvatura do espaço-tempo, os efeitos de lente gravitacional.

Este cenário extremo e ainda pouco compreendido ocorre neste momento no centro de algumas galáxias que se estão a fundir.

1. Confesso que uma das inúmeras coisas que me intrigam é o Buraco Negro.

Qual seria o período de (tempo/duração) na realidade, referente a aproximação até a união final entre esses dois buracos negros nesta simulação feita no computador?
    Seria possível calcular, ou o tempo seria no caso relativo?

Essa simulação se fosse real, demoraria quanto tempo para terminar?

Abraços..
    Ulisses

1. Depende sempre de algumas variáveis, como a massa deles.

No entanto, neste vídeo em particular não sei. Estive a ler o website deles e o artigo científico e não vi qualquer referência a isso.
      São certamente muitos milhões de anos… mas realmente não vi o número exacto dito por eles 🙁

2. Eis algo que me intriga também.

E sobre a simulação.
      Seria bobagem minha ou estas simulações são feitas mais no “chutômetro” do que com fatos concretos?

Pois tem muitas variáveis que nem imaginamos como seja e como se comportam.

Sem contar que para mim, mais parece uma renderização do Blender.

1. Tendo em conta que estudamos estes objectos há relativamente pouco tempo, tendo em conta que conhecemos estas colisões há muito pouco tempo, tendo em conta que estas colisões demoram muitos milhões de anos, e tendo em conta que desconhecemos o que acontece nos buracos negros… sim, estas simulações são baseadas em algum conhecimento, mas não em muito 😉