Sorriso Gravitacional

Crédito: Raios-x – NASA / CXC / J. Irwin et al. ; Óptico – NASA/STScI
Há cerca de 100 anos, Albert Einstein publicou a Teoria Geral da Relatividade, que previa o fenómeno da lente gravitacional.
É o que vemos nesta imagem, apelidada de Gato Que Ri ou Gato de Cheshire (personagem do livro Alice no País das Maravilhas), de nome oficial SDSS J103842.59+484917.7 , em que duas enormes galáxias elípticas (“olhos”) têm vários arcos ao seu redor. Na verdade, são os membros mais brilhantes do seu próprio grupo de galáxias.
Os arcos são imagens de quatro galáxias muito mais distantes, por trás dessas enormes galáxias, já que a luz é curvada perante tanta massa gravitacional.
As grandes galáxias (na verdade, os dois grupos de galáxias) estão em processo de colisão, a cerca de 4,6 mil milhões de anos-luz de distância, na direcção da constelação Ursa Maior.
Related
Carlos Oliveira
Carlos F. Oliveira é astrónomo e educador científico.
Licenciatura em Gestão de Empresas.
Licenciatura em Astronomia, Ficção Científica e Comunicação Científica.
Doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas.
Foi Research Affiliate-Fellow em Astrobiology Education na Universidade do Texas em Austin, EUA.
Trabalhou no Maryland Science Center, EUA, e no Astronomy Outreach Project, UK.
Recebeu dois prémios da ESA (Agência Espacial Europeia).
Realizou várias entrevistas na comunicação social Portuguesa, Britânica e Americana, e fez inúmeras palestras e actividades nos três países citados.
Criou e leccionou durante vários anos um inovador curso de Astrobiologia na Universidade do Texas, que visou transmitir conhecimento multidisciplinar de astrobiologia e desenvolver o pensamento crítico dos alunos.
1 comentário
Adorei! Muito! Muito inressante! Dá uma onda galática interestelar só de ver!!!!!