Nebulosa da Bolha vista de perto

Uma luta entre uma bolha empurrada pelo vento estelar contra uma Nuvem Molecular gigante, quem vencerá?

Nebulosa da Bolha pelo Hubble com processamento realizado por Judy Schmidt

NGC 7635 é a famosa Nebulosa da Bolha, uma estrutura que está sendo empurrada pelo vento estelar produzido pela massiva (15 ± 5 M) estrela central BD+602522 (classe estelar O 6,5, temperatura de superfície 37.000 K, também conhecida como SAO 20575).

Próximo desta reside a gigantesca nuvem molecular, visível à direita no quadro.

Nessa região do espaço, forças irresistíveis encontram um objeto imóvel de uma forma muito interessante.

A nuvem molecular tem a capacidade de conter a expansão da bolha de gás (NGC 7635 ou Sharpless 162 ou Caldwell 11), mas entra em choque com a violenta radiação da estrela SAO 20575 no centro da bolha.

A radiação aquece as densas regiões da nuvem molecular fazendo-a brilhar.

Nebulosa da Bolhanessa imagem em destaque do Hubble processada por Judy Schmidt está mapeada cientificamente em cores contrastantes específicas.

A NGC 7635 tem um diâmetro de cerca de 10 anos-luz e faz parte do muito maior complexo de estrelas e conchas de gás.

A Nebulosa da Bolha pode ser visualizada a partir de telescópios de menor porte na direção da constelação da Rainha da Aethiopia (Cassiopeia).

APOD: Close-up of the Bubble Nebula – créditos da imagem: NASAESAHubble Legacy Archive; Processamento & Licença de Judy Schmidt